capa revista vertentes axis junho capa revista vertentes axis junho

Edição Junho/2021: Revista Axis Vertentes

4 minutos para ler

AXIS Instituto, através de mais uma edição de sua Revista ‘VERTENTES’, traz reflexões neste tempo de pandemia, com possíveis alternativas para as entidades confessionais.

EDITORIAL

Ainda em tempos de pandemia, vacinados ou não, boa parte da população mundial, em especial, a mais vulnerável, continua envolta em incertezas humanas agravadas pela crise sanitária. Sendo assim, e ainda com enorme parcela da população brasileira e mundial sem um imunizante, cabe-nos centrar, com vitalidade, esforços na prática evangélica de defesa de um mundo provido de justiça e com recursos essenciais acessíveis a todos, nossos irmãos e irmãs.

É compromissado com o próximo e, cristãmente orientados pelo versículo “àquele a quem muito se deu, muito será pedido” (LC, 12-48) é que, cada um de nós, deve ficar atento à responsabilidade de bem gerir, em prol da vida, os bens e os encargos que nos foram, pessoal ou institucionalmente, confiados.

Na consequente escalada de necessárias reinvenções e novos olhares, é que o Grupo Axis tem, cada vez mais, atuado próximo às entidades eclesiásticas, tanto no Brasil, quanto no exterior, como suporte técnico às decisões que, na maioria dos casos, clamam por ações devidamente discernidas e embasadas tecnicamente. Imbuídos deste compromisso, apresentamos mais uma edição da revista Vertentes, uma publicação especializada que se propõe a ser uma referência no suporte às dimensões estratégicas e gerenciais do segmento religioso católico.

Os artigos

Nesta edição, são apresentadas questões gerenciais que tratam do convite que o Santo Papa e diversos Governos Gerais fazem aos entes eclesiásticos quanto à necessidade urgente de revisão das obras. Nessa trilha, com a propriedade de ser partícipe de um instituto religioso e, há alguns anos residindo na Itália, uma das articulistas destaca a necessidade de uma administração, para o bem da Igreja, que seja escrupulosa, responsável e que simbolize, dentre outras questões, um testemunho de coerência e desapego. Também numa vertente de “oxigenação pessoal e organizacional” são apresentados argumentos consistentes quanto à possibilidade de as entidades católicas, pensando num provimento futuro, realizarem investimentos responsáveis e ou de impacto socioambiental, sem abrir mão dos seus fins evangélicos.

Na consciência dolorosa do desafio pandêmico, um dos articulistas, e representante do clero, apresenta esperançosas pistas para que não sigamos, sem critérios, a onda de soluções, mas que sejamos capazes, “de forma cristã, ética e responsável, de encontrar meios para comunicar a fé e tornar Cristo vivo e presente através de nós e nossas ações”.

Quanto às recentes mudanças realizadas pelo Sumo Pontífice na estrutura e legislação da Igreja, destacam-se dois artigos provocadores. O primeiro, a partir do reconhecimento do Ministério da Catequese, propõe que esse seja um instrumento motivador, para atração de novos membros às diversas pastorais e, especialmente, para aspirantes à vida sacerdotal e ou à vida religiosa consagrada. O segundo baseia-se nas mudanças ocorridas no Código de Direito Canônico, quanto às sanções na igreja, destacando que “não há misericórdia sem correção”.

Numa visão, para alguns, até pouco tempo, dita como futurista, um dos artigos aborda a blockchain,  tecnologia disruptiva que trará mudanças significativas a inúmeras operações do nosso dia a dia.

A presente edição da Vertentes traz, ainda, um artigo acerca das comemorações, em 2021, dos 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri, conhecido como o “poeta universal”, linguista, político e “pai” da língua italiana, idioma oficial da igreja e estudado por inúmeros religiosos, religiosas e membros do clero.

No sincero intuito de continuarmos contribuindo com reflexões para auxiliar no discernimento, bem como trazendo soluções e alternativas para os entes eclesiásticos.

Esperamos que tenham uma boa leitura!!

________________________________________________________________________

Confira e compartilhe!

VI Edição da Revista VERTENTES

REVISTA VERTENTES
(LEIA ONLINE)

REVISTA VERTENTES
(BAIXE AQUI)

________________________________________________________________________

Posts relacionados