Pesquisar

Revista Axis Vertentes

Com artigos técnicos atualizados e direcionados para as Congregações e Arqui/dioceses,
o AXIS INSTITUTO disponibiliza, para sua Instituição, a REVISTA VERTENTES.

Já está disponível a nova edição de 2025, elaborada pela nossa Equipe Técnica.
Leia e compartilhe!


Edição JULHO/2025: Revista Axis Vertentes

Editorial


À luz dos desafios contemporâneos, especialmente no contexto das instituições católicas, emergem temas cruciais que demandam reflexão e ação efetiva, alguns dos quais tratados neste número da Vertentes.

O artigo “Governar com sabedoria” aborda a questão da liderança nas instituições religiosas, que deve ser uma força propulsora de transformação pessoal e comunitária. O exemplo do Papa Leão XIV, citado no artigo, ilustra a importância de um estilo de liderança que, mesmo em tempos de mudança, busca construir pontes e promover a credibilidade, a empatia e a compaixão. A missão da Igreja transcende posições e cargos; é um chamado à integridade e à testemunha dos valores cristãos.

O artigo seguinte nos leva a refletir sobre a atual trajetória das sociedades, que parece oscilar entre momentos de iluminação e períodos de obscurantismo. Este fenômeno é caracterizado por uma resistência ao progresso do pensamento e do conhecimento, onde desinformação e controle da verdade se tornam ferramentas para manter o status quo. A análise proposta evidencia a importância da educação e da promoção de diálogos respeitosos, especialmente em contextos que buscam proteger a verdade e combater a desinformação. 

O artigo seguinte nos convida a pensar sobre a saúde mental dos/as religiosos/as, que emerge como um tema central no cotidiano das instituições católicas. O bem-estar emocional dos membros é fundamental para garantir que a missão evangelizadora não se torne uma fonte de sobrecarga. É necessário que as instituições religiosas, passando por mudanças práticas e culturais, priorizem o acolhimento e a promoção da vida plena, conforme os valores evangélicos.

Uma outra questão relevante, para a sociedade brasileira, é o fato de muitos colégios católicos estarem lidando com uma preocupante queda no número de matrículas; embora fatores externos como a crise econômica e a concorrência desleal concorram para essa queda, também é necessário um olhar autocrítico sobre as práticas de gestão e as condições dos colégios. A reflexão sobre variáveis internas, que podem ser controladas, destaca a necessidade urgente de adaptar os ambientes escolares para que eles reflitam a missão educativa da Igreja e os tempos modernos, alinhando práticas pedagógicas a valores que promovam uma comunidade mais inclusiva e acolhedora.

Conforme nos ilumina outro artigo desta edição, a Ordem Terceira do Carmo (OTC) representa uma via importante para a vivência da espiritualidade cristã dentro da Igreja. A OTC oferece um espaço onde leigos e consagrados se empenham em promover a doutrina cristã e a caridade, permitindo que seus membros vivam sua fé ativamente. 

Os artigos apresentados nesta edição procuram prover ao leitor e à leitora um pequeno mosaico de ideias, estimulando a reflexão e o conhecimento. Em um mundo que oscila entre a iluminação e o obscurantismo, a Igreja é chamada a ser um farol de esperança, promovendo um diálogo efetivo e inclusivo e afirmando a dignidade humana em cada ação e decisão.

 

Boa leitura e boas férias!

Axis Instituto 
Diretoria 

Desejamos a você, leitor/leitora, uma boa leitura.

ARTIGOS DA 14ª EDIÇÃO:

  1. ACONTECEU! Curso Governança e Gestão 8ª Turma, com conteúdo atualizado e aplicabilidade prática para as organizações religiosas (Por Comunicação Axis)
  2. Governar com sabedoria, transitar com esperança: a missão que permanece. Lições das transições entre papas. (Por Márcio Moreira, Me)
  3. Caminhamos, como sociedades, para o obscurantismo? (Por Sebastião Castro, Dr)
  4. Saúde emocional nas Organizações Religiosas: liderança e humanidade (Por Ir. Beatriz T. Bispo)
  5. Por que muitas escolas católicas perdem alunos? (Por Sebastião Castro, Dr)
  6. A gestão patrimonial da Ordem Terceira do Carmo em sintonia com a governança civil e canônica (Por Adilson Souza, MSc)

Edições anteriores: