Papa canoniza Pe. Fusco fundador das Batistinas

2 minutos para ler

O Papa Francisco presidiu na manhã do domingo (16/10), na Praça São Pedro, à Santa Missa de Canonização de sete novos santos da Igreja católica.

São eles: Salomão Leclercq (1745-1792), José Sanchez do Río (1913-1928), Manuel González Garcia (1877-1940), Ludovico Pavoni (1784-1849), Afonso Maria Fusco (1839-1910), Isabel da Santíssima Trindade (1880-1906) e José Gabriel do Rosário Brochero (1840-1914).

A Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas) está em festa!

A Congregação das Irmãs de São João Batista foi fundada na pequena cidade ao sul da Itália, Angri, em 26 de setembro de 1878, pelo Padre Afonso Maria Fusco. Afonso, ainda no seminário, quando sente a clara intuição que Deus o chama para cuidar de tantas crianças, meninos e meninas, órfãos e pobres, abandonadas a si mesmas, às quais a política do tempo nega toda a possibilidade de instrução e de promoção social. A exigência de retirá-los da miséria, da ignorância e do degrado moral, é para ele um imperativo inadiável.

Atualmente as Irmãs Batistinas estão presentes em dezessete países dos quatro continentes: Itália, Estados Unidos, Brasil, Chile, Polônia, Canadá, Argentina, México, Zâmbia, Malawi, África do Sul, Índia, Filipinas, Corea do Sul, Madagascar, Moldavia e Camarões.

A Congregação das Irmãs de São João Batista é uma família internacional, com cerca de 850 Irmãs, pertencentes a povos e raças diversas, que falam línguas diferentes. As Irmãs Batistinas continuam a apaixonar-se pelo Projeto do Padre Afonso, para humanizar as relações entre os homens e colaborar na construção do Reino de Jesus Cristo, único mediador e salvador.

Atualmente, no Brasil, há cerca de 60 Irmãs, espalhadas em seis estados brasileiros: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Brasília-DF, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Em todos os espaços concretizam o ideal de seu Fundador, Padre Afonso Maria Fusco, de educar, promover e evangelizar crianças e adolescentes, tendo os olhos fixos em Jesus de Nazaré

FONTE: Imprensa Católica

Algumas imagens das irmãs da Congregação de São João Batista – Batistinas em Roma, para a canonização de seu fundador Padre Fusco (enviadas pela Congregação).

Posts relacionados