(Por Ricardo Borges)
Investimentos no cenário atual
Inspirados pelo Papa Francisco que nos instiga a “oxigenar” a nós mesmos e às nossas instituições, com novas ideias e novos paradigmas, a pandemia deve ser entendida como uma oportunidade para os investimentos financeiros serem pensados de uma forma diferente e, agora mais do que nunca, com mais responsabilidade social.
Estamos vivendo um momento difícil de nossa história. Infelizmente a ciência não está sendo valorizada como deveria, e o negacionismo e a desinformação criaram um ambiente perfeito para a disseminação do vírus da Covid e o surgimento de novas cepas, aumentando a transmissão e a gravidade dos casos.
A pandemia tornou-se uma oportunidade de rever nossos conceitos e atitudes. Espero que possamos evoluir como sociedade, mudar a forma como interagimos com as pessoas, com a natureza, enfim com o nosso planeta, e sejamos mais responsáveis socialmente.
“Francisco vai, repara a minha casa que, como vês, está em ruínas”. Estas foram as palavras que moveram o jovem Francisco, tornando-se um apelo especial a cada um de nós.
Economia de Francisco
O Papa Francisco lançou uma semente com a Economia de Francisco e seus questionamentos. “A gravidade da situação atual, que a pandemia da Covid expôs de forma ainda mais evidente, exige uma conscientização responsável de todos os atores sociais, entre os quais você tem um papel primordial: os efeitos de nossas ações e decisões afetam você pessoalmente. Portanto, você não pode ficar fora dos lugares que estão moldando o presente e o futuro. Você é parte deles ou a história vai deixar você passar.” (Papa Francisco)
“Que tipo de mundo queremos deixar para os que virão depois de nós, para as nossas crianças que estão crescendo agora?” (LS 160)
“O evento de Assis nasceu com o objetivo de criar uma nova economia mundial. Uma economia que seja justa, próspera e ambientalmente sustentável.” (por Jeffrey Sachs)
“Nós precisamos de uma nova economia, uma nova visão. O Papa Francisco, na encíclica Laudato Si, nos ajudou a criar os caminhos para um mundo melhor, mais feliz, sustentável e ético.” (por Jeffrey Sachs)
“Estudo e pratico economia há mais de 48 anos (1972). Demorou muito para eu perceber o quanto estava errado o que me ensinaram”. “O Papa Francisco tem nos chamado para reconstruir os fundamentos não apenas da economia, mas como pensamos sobre economia e como ela é ensinada nas universidades”. (por Jeffrey Sachs)
Da mesma forma que o Papa Francisco fala sobre uma nova economia, uma nova visão, o mesmo vale para os investimentos financeiros de nossas instituições. Precisamos investir de uma nova forma, sermos mais ativos, conscientes e socialmente responsáveis “A Gestão Patrimonial Financeira eficiente não sufoca o Carisma da nossa Instituição” (Márcio Moreira, diretor Axis). Muito pelo contrário, a gestão eficiente do patrimônio é uma das atribuições dos nossos gestores.
“É tempo da Igreja liderar pelo exemplo!” (Papa Francisco).
Considerando este olhar, a seguir vamos iluminar algumas premissas importantes:
Em relação ao cenário de taxa básica de juros, na última década houve uma redução importante da SELIC, que afetou diretamente a remuneração do patrimônio de nossas instituições, chegando a 2% a.a. em 2020. Agora estamos iniciando um ciclo de alta, porém ainda assim historicamente com patamar baixo de juros.
Acabamos nos acostumando com juros altos, retornos elevados e risco baixo. Não era necessário muita informação e conhecimentos de gestão financeiros. Isto tornou-se prejudicial, pois não havia a necessidade de buscar alternativas, ou seja, diversificar os investimentos.
Hoje nos vemos diante de uma situação interessante: juros baixos com inflação, gerando rendimento nominal negativo nas aplicações de renda fixa. Apesar das recentes altas dos juros em 2021, esta não deve retornar aos patamares de 2016, impactando a preservação do patrimônio.
[Continua]
Sobre o autor (Ricardo Borges):
Administrador de Empresas pela FEA/USP; Consultor Estratégico com foco na área de Gestão de Patrimônio e atuação na originação de oportunidades estratégicas e soluções de problemas de instituições e famílias com propósitos diferenciados.
Leia o artigo na íntegra!
CLIQUE AQUI
Foto: Pixabay