Uma das dimensões da gestão é a pessoa do gestor e como este se relaciona com o mundo do trabalho e com o universo de pessoas com quem convive e que, eventualmente, lidera.
Tomar consciência de si, conseguir que os conteúdos internos emerjam e possam ser elaborados é passo fundamental para o equilíbrio interno e condição necessária para o estar-no-mundo em harmonia, posição que se reflete nas relações pessoais e nas de trabalho.
O curso “Gestão de Si” trará uma abordagem peculiar sobre diversos pontos ligados à formação da consciência de si e do mundo; ao empoderamento na dimensão pessoal; às condições internas para a vida autêntica e com propósito; e à resiliência e liberdade interior.
PÚBLICO ALVO
Religiosas/os consagradas/os, membros do clero e funcionários/as de instituições católicas.
“Quero salientar a seriedade como os assuntos são tratados, a atenção e respeito às pessoas que fazem intervenções, o material disponibilizado.”
(Ir. Irene Boff – Irmãzinhas da Imaculada Conceição)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nós: corpo, mente, espirito, afetos, história
A consciência de nossas vivências
A consciência de si: criando valores nucleares
A consciência instrumental: objetiva, voltada para o trabalho
O medo como fator paralisante
Sentimentos estancados, não elaborados
Eu e ego – estados do ego – mecanismos de defesa
Os “estados de presença” de Gurdjieff
Estados de êxtase e completude
Estados interiores
Autenticidade, sentido e propósito
O turvamento dos sentidos
Formação do indivíduo, consciência e alienação
Resiliência e liberdade interior
ASSESSOR
Sebastião V. Castro, Dr
Doutor, área de Políticas Públicas; Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações; Governance, Risk and Compliance (Lisboa); Mestre em Meio Ambiente (UFMG); Especialista em Recursos Hídricos (Aston University, Inglaterra); Especialista em Gestão e Manejo Ambiental (UFLA); Perito Judicial Ambiental; Professor Ex-Diretor de Escolas; Coordenador de Projetos Internacionais de Educação; Viagens técnicas (meio ambiente e educação) a mais de 30 países; Consultor, há mais de 20 anos, nas áreas de Gestão e Educação, para mais de uma centena de escolas e IES católicas. Autor de “Gestão de Pessoas em Instituições Confessionais” e “Perda de Alunos nas Escolas Católicas”.