Seminário Gestão Estratégica Hospitalar (Momentos)

7 minutos para ler

O Evento: Seminário Gestão Estratégica Hospitalar

Nos dias 18 e 19 de março/2024 aconteceu, no Auditório da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) em Belo Horizonte/MG, o: Seminário Gestão Estratégica Hospitalar – Olhares técnicos e práticos de quem atua no segmento. Com o objetivo de proporcionar aos participantes (Alta Direção, Conselheiras/os, Administrador/a hospitalar, Provedores e demais cargos de liderança) reflexões sobre temas relevantes e atuais na Gestão Estratégica Hospitalar.
Mais de 100 pessoas (representando mais de 10 estados brasileiros) estiveram presentes neste encontro. Além de todo conteúdo explanado, o evento proporcionou um ambiente de networking e de troca de experiências entre participantes e painelistas/ palestrantes.
Marcado por um clima leve e respeitoso, o encontro trouxe um olhar técnico e prático de palestrantes engajados com o segmento hospitalar. A participação de cada um/a contribuiu para o sucesso deste evento.
Agradecemos ao nosso Parceiro: SPData e as demais instituições que nos apoiaram.

1º dia:18/03
No 1º dia, com as boas vindas aos participantes, Áriston Silva (Diretor do Axis Instituto) e o Professor Marcelo Miranda e Silva (Assessor Estratégico do Conselho Diretor da Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma) conduziram a abertura do evento.
Dra. Kátia Rocha (Presidente da Federassantas MG) iniciou as palestras com o tema: “Cenário de Saúde no Brasil: Desafios e Tendências”. Em seguida, o Dr. Vespasiano Neto (Superintendente Escritório de Valor em Saúde do Hospital Universitário Ciências Médicas) e o Dr. José Américo Filho (Diretor Geral do Hospital Universitário Ciências Médicas) trouxeram o “Case do Hospital Universitário com a implementação do escritório de valor em saúde e os resultados obtidos”.
O Painel I contou com os cases das Santas Casas, na presença dos administradores hospitalares: Ramon Gonçalves (Santa Casa de Oliveira/MG), Renato Silveira (Santa Casa de Rio Grande/RS) e Romilton Gonçalves Dias (Santa Casa de Misericórdia de Anápolis/GO). O tema: “Gestor que apaga incêndio queima a estratégia do negócio” foi mediado por Rodrigo d’Avila (Superintendente Executivo da SPData).
Acreditação” foi tema do Painel II, conduzido por Adriana Candido (Consultora do Axis Instituto), Ir. Maria Aparecida Maciel (Diretora do Hospital São Vicente de Paulo/RJ) e Rogério Bartkevicius (Superintendente do Hospital São Vicente de Paulo/RJ). Aspectos relevantes para o êxito na implantação da Acreditação, seus principais desafios e benefícios foram apresentados neste debate.
Encerrando com o Painel III: “O Papel da TI na gestão estratégica hospitalar”, os gestores de Tecnologia da Informação (TI) trouxeram a importância e relevância da tecnologia no dia a dia de uma instituição hospitalar. Luis Paulo Oliveira (Santa Casa de Oliveira/MG), Thiago Ribeiro (Hospital Aroldo Tourinho – Montes Claros/MG) e Welisson Reis (Hospital Nossa Senhora das Dores de Itabira/MG) foram mediados por  Romilton Gonçalves Dias (Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis/GO). 
Finalizamos o dia com um agradável Coquetel!

Fotos: Cláudio Souza
A utilização das imagens deste encontro são permitidas desde que, seja mencionado como fonte: AXIS INSTITUTO. 

2º dia:19/03
No 2º dia, dando continuidade às reflexões, ouvimos o case: “Mario Penna: colapso, implantação de projeto de recuperação e reposicionamento de mercado” pelo Marco Antônio Viana Leite (Presidente do Instituto Mário Penna). 
Em seguida, o Painel IV trouxe os “Desafios da gestão hospitalar” com a abordagem dos Custos e Orçamento, alinhado a Interface entre a alta administração e os Conselhos. Este tema foi apresentando pela Andrea Belo (Consultora do Axis Instituto) e Áriston Silva (Diretor do Axis Instituto), mediado por Adriana Candido (Consultora do Axis Instituto).
Ainda, pela manhã, o Painel V destacou os temas: “Auditoria e LGPD”. Rodrigo Freitas (Diretor da Exactus Auditores) e Messias Lima (Gerente da Exactus Auditores) abordaram a Auditoria contábil como um pilar de governança e, João Gonçalves (CEO na HDPO) destacou a relevância da LGPD na prática da gestão hospitalar.
A tarde, o encontro foi enriquecido com a palestra da Dra. Tatiana Pereira (Promotora de Justiça e Coordenadora do CAO-Terceiro Setor – MPMG), com o tema: “Ministério Público e Fundações Privadas: Velamento e Prestação de Contas”. Em seguida, o último Painel VI: “Hospital Conectado – Uma solução para os gestores hospitalares” conduzido pela Dra. Claudia Canabrava (Pesquisadora da USP) e o Rubens Martins Pereira (Especialista em Saúde Digital) trouxe uma temática mais provocativa e inovadora. 
Encerrando o encontro, contamos com a ilustre presença do Dr. Tomáz de Aquino Resende (Advogado, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – aposentado) com a palestra: “A relevância dos Hospitais Filantrópicos na Rede de Saúde”.
Agradecemos a presença de cada um/a neste encontro!

Fotos: Cláudio Souza
A utilização das imagens deste encontro são permitidas desde que, seja mencionado como fonte: AXIS INSTITUTO. 

Posts relacionados