Edição Dezembro/2025: Revista Vertentes

4 minutos para ler

Já está disponível a NOVA edição de 2025 da nossa Revista VERTENTES, elaborada pela Equipe Técnica do AXIS Instituto.

EDITORIAL

Nesta 15ª edição da Revista Vertentes, apresentamos uma coletânea de artigos que refletem a diversidade e a riqueza das discussões sobre riscos, aspectos relevantes das ORs, educação e a centralidade das artes nas instituições católicas. Desde a sua criação, a revista tem se dedicado a abordar temas relevantes para a formação integral de alunos e profissionais dentro do contexto religioso. Através de uma análise crítica e social, convidamos nossos leitores a refletirem sobre as questões que permeiam a gestão de obras católicas, incluindo a importante questão da inclusão como princípio fundamental de transformação social.

O primeiro artigo, “Mobilidade acadêmica global”, explora os recentes picos de mobilidade internacional de alunos e os impactos das flutuações políticas que afetam não só as instituições de ensino, mas também a saúde mental dos estudantes. Além disso, a identificação do papel de intermediários, como a OK Student, destaca a necessidade de um suporte mais robusto no acolhimento dos estudantes, quando em programas de intercâmbio, muito em sintonia com os valores de cuidado e solidariedade que as instituições católicas defendem.

Na sequência, o artigo “Riscos psicossociais em instituições católicas: uma análise sob a perspectiva da NR-01” levanta discussões cruciais sobre a saúde e o bem-estar dos colaboradores nas instituições. Ao abordar a Norma Regulamentadora NR-01 e sua abrangência, o autor enfatiza a importância de uma gestão eficaz dos riscos psicossociais, promovendo não apenas um ambiente seguro, mas também um ciclo constante de cuidado. Este tema dialoga diretamente com o artigo seguinte, que trata dos “Aspectos relevantes para remessas e recebimentos de recursos do exterior pelas entidades sem fins lucrativos”. Nele, a análise dos fundamentos legais e normativos proporciona uma base sólida para que as instituições católicas possam atuar com segurança e transparência, reduzindo riscos e maximizando recursos que atendem às suas demandas institucionais.

O artigo “Processo de gestão inclusiva e pedagógica como Missão” convoca os gestores a refletirem sobre a necessidade de uma educação que transcenda a técnica, focando no aspecto humano e ético da educação. A conexão entre a gestão e os valores cristãos é ressaltada, levando à construção de um ambiente escolar que valoriza a diversidade e promove o pertencimento. Essa reflexão se encontra em harmonia com aquilo que é postulado no artigo “Educação sem Artes: pobreza e miopia dos currículos”, que critica o esvaziamento das disciplinas humanas e artísticas nos currículos e a visão utilitarista que predomina na sociedade. Ao defender a inclusão das artes, o autor argumenta que isto não só enriquece a formação intelectual dos alunos, como também contribui para uma sociedade mais equilibrada e criativa.

Convidamos nossos leitores, especialmente religiosos e religiosas, a conhecerem as reflexões apresentadas nesta edição e a utilizarem esses insights em suas práticas e missões. Agradecemos a todos pelo seu tempo dedicado à leitura da Revista Vertentes e desejamos a todos e todas um
Natal abençoado! Que 2026 traga muitos projetos e realizações, reafirmando o compromisso com missões que transformam e iluminam vidas.

 
Axis Instituto 

Diretoria 

                                                                             Boa leitura e boas festas!

Posts relacionados