Edição Dezembro/2023: Revista Vertentes

3 minutos para ler

Já está disponível a nova edição de 2023 da nossa Revista VERTENTES, elaborada pela Equipe Técnica do AXIS Instituto.

EDITORIAL

Quando se encerra mais um ano, é praxe lançarmos nosso olhar sobre o ano que finda! Nós, do Axis, ao fazermos isso, agradecemos a todos os nossos clientes, amigos e parceiros, por terem caminhado conosco, ao nosso lado, durante mais este ano. Foi uma caminhada pródiga! 

A Vertentes deste mês, em sua 11ª edição, lança alguns olhares sobre eventos passados (como o Seminário do Axis, em Roma, em Novembro) e, simultaneamente, busca enxergar além, descortinando o que, provavelmente, virá a ser o futuro, num horizonte relativamente próximo: a onipresença da inteligência artificial em nossas vidas. Num artigo, co-escrito com dois bots de IA, investigamos a crise climática, que também fará parte do nosso futuro, e seus impactos nas populações mais vulneráveis, lembrando o que nos tem dito o Papa Francisco. 

O artigo sobre processo sucessório destaca que as orientações e decisões eclesiásticas após discernidas e definidas, devem ser implementadas para que sejam passíveis de execução, também, à luz da legislação civil. Nessa linha, o artigo sobre a gestão patrimonial dos bens da igreja chama a atenção para a necessidade de se tratar o tema com uma visão estratégica, dada a relevância dos bens materiais e imateriais para a sobrevivência da própria igreja.  

A sobrevivência da igreja e de suas obras é também examinada à luz de diversos cenários (no âmbito religioso, da saúde, da educação e dos trabalhos sociais), num outro artigo, que trata do futuro da sociedade e da igreja católica. No artigo sobre a experiência de coliving, conceito que vem sendo trabalhado mundo afora, o autor explora e apresenta duas iniciativas do Axis, em parceria com duas Congregações. 

Este número da Vertentes se encerra com um belo e lírico artigo sobre os centenários franciscanos, desta vez abordando o “presépio de Greccio, pequeno burgo italiano deitado numa encosta do monte Lacerone, atualmente chamado monte São Francisco, em homenagem ao santo que, em seu topo, a 1205 metros de altura, estabeleceu seu retiro para orar e contemplar.” 

Nas páginas finais deste número da nossa revista, o/a leitor/a poderá, ainda, conhecer o nosso cronograma de cursos e formações de 2024, para poder se agendar, caso queira participar de alguma dessas experiências formativas.  

Esperamos que os artigos apresentados tragam reflexões, informações e conhecimento a você, leitor/a. Agradecemos-lhe por sua companhia, presença e carinho para conosco, augurando-lhe um Natal de Luz e um 2024 repleto de Esperanças. Apreciaríamos receber comentários e sugestões vindos de você! Você pode enviá-los a nós pelo e-mail: comunicacao@axisinstituto.com.br ou pelo WhatsApp: (31) 99336-2030. 

Axis Instituto
Diretoria

                                                             Boa leitura e até a próxima oportunidade!

Posts relacionados