Pesquisar

Edição Dezembro/2021: Revista Axis Vertentes

3 minutos para ler

Já está disponível a nova edição de 2021 da nossa Revista VERTENTES, elaborada pela Equipe Técnica do AXIS Instituto.

Editorial

Mais um ano se aproxima do seu fim! Ano, como também o de 2020, de muitas mazelas: o Coronavírus SARS-CoV-2 ceifou, até agora, no mundo, cerca de 5,3 milhões de vidas; no Brasil, 616 mil pessoas perderam a vida para o vírus. Catapultado pelo negacionismo científico, pelas campanhas de desinformação e pela politização das vacinas, o vírus foi e está se mostrando muito mais letal do que poderia estar sendo.

As vacinas, fruto de enorme esforço científico e humano, a partir da cooperação e do trabalho conjunto de milhares de cientistas e empresas, tentam fazer o seu trabalho, em meio às controversas questões acima apontadas. Nesse contexto de dores e perdas, celebrar a vida e agradecer pela saúde têm sido a tônica das pessoas de bom senso. Afinal, há que prosseguirmos, sobreviventes.

No alvorecer de um novo ano, despontam esperanças de dias melhores. A sociedade brasileira tenta se ajustar, reencontrar seus caminhos. Também as Obras católicas voltam, gradativamente, à sua “normalidade”.

O Grupo Axis, em suas diversas frentes de trabalho, igualmente busca suplantar as dificuldades impostas à toda a sociedade, continuando na sua atuação de apoio e suporte às Congregações e Dioceses. Assim é que este número da Vertentes traz diversos artigos visando a contribuir para a reflexão e o aprofundamento acerca de temas relevantes para o mundo católico.


Os artigos

Os artigos deste número versam sobre aspectos tributários ligados às côngruas, espórtulas e gastos com membros dos entes eclesiásticos; sobre a possibilidade legal de participação de entidades sem fins lucrativos em sociedades empresariais; sobre a importância da utilização do padrão internacional de registro contábil nas locações de imóveis pertencentes ao terceiro setor; sobre a relevância da regularização cartorial dos imóveis dos entes eclesiásticos; sobre o significado da centralização de serviços, como forma de liberar gestores de escolas e outras obras para se dedicarem melhor às atividades fins;  e sobre ética e inteligência artificial, dois temas que estarão cada vez mais proeminentes e interligados, no futuro.

A revista traz, ainda, contribuições internacionais, de duas articulistas italianas: um artigo sobre princípios para a gestão do patrimônio imobiliário da Igreja, com reflexões preparatórias para a conferência internacional “Carisma e criatividade”, a se realizar nos dias 4 e 5 de maio de 2022 em Roma, na Pontifícia Universidade Antonianum. E um artigo sobre a arte e a magia de Fellini, na celebração dos 100 anos do seu nascimento, abordando como, em sua obra ele mostrou a importância de ser visionário, para se lidar com a realidade.

A utopia e a esperança continuam sendo necessárias. Acreditando nisso, nós, do Grupo Axis, desejamos a todos(as) vocês, leitores e leitoras, um Natal fraterno e solidário e um auspicioso 2022.

Esperamos que tenham uma boa leitura!!


                                                                           Desejamos a você, leitor/leitora, uma boa e estimulante leitura.

ARTIGOS DA 7ª EDIÇÃO:

  1. O padrão internacional de registro contábil das locações, aplicado no terceiro setor, por Márcio Moreira, Me
  2. Congregações religiosas se preparam para a conferência “Carisma e criatividade”, por Francesca Giani, Dra.
  3. A centralização de serviços e o impacto na qualidade das escolas confessionais, por Dra. Márcia Amorim
  4. Ética e inteligência artificial, por Dr. Sebastião V. Castro
  5. Côngrua, espórtulas e gastos com membros dos entes eclesiásticos, por Namilton Coelho, Me
  6. A Importância da regularização cartorial dos imóveis: principais situações de precariedade encontradas, suas implicações e medidas saneadoras, por Rosana Candian
  7. A participação de uma entidade sem fins lucrativos em uma sociedade empresarial, por Letícia Vidotti
  8. Felliniano, só um adjetivo?, por Dra. Orietta Borgia