{"id":34636,"date":"2023-04-28T07:00:52","date_gmt":"2023-04-28T10:00:52","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=34636"},"modified":"2023-05-05T08:40:25","modified_gmt":"2023-05-05T11:40:25","slug":"formacao-continuada-professores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","title":{"rendered":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores"},"content":{"rendered":"\t\t
(Por\u00a0Ir. Terezinha Santana, Me, CJ<\/span>)<\/span><\/span><\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t O ponto de partida: raz\u00f5es dessa publica\u00e7\u00e3o na revista Axis Vertentes.<\/p> N\u00e3o h\u00e1 escolas sem professores. Inspirada pelas palavras de Almeida (2007, p. 65), \u201cn\u00e3o h\u00e1 escolas sem professores. N\u00e3o h\u00e1 professores sem forma\u00e7\u00e3o. N\u00e3o h\u00e1 forma\u00e7\u00e3o que nos sirva para a vida inteira […]\u201d, apresento reflex\u00f5es que motivam as pessoas que se dedicam \u00e0 forma\u00e7\u00e3o continuada de professores<\/b>, de modo especial, aos educadores que acompanham as publica\u00e7\u00f5es do Axis Instituto que tamb\u00e9m acreditam que, em nosso pa\u00eds, a qualidade de Educa\u00e7\u00e3o<\/b> a qual se oferece pode melhorar.\u00a0<\/p> Sendo assim, a presente publica\u00e7\u00e3o na revista Axis Vertentes tem como finalidade oferecer uma significativa contribui\u00e7\u00e3o aos profissionais que assumem a aprendizagem como o seu foco de trabalho e buscam, a partir dos estudos e problematiza\u00e7\u00f5es realizados na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, perspectivas pedag\u00f3gicas e subs\u00eddios para o cotidiano escolar<\/b>.\u00a0<\/p> Para este artigo utilizo dados e resultados de uma pesquisa de mestrado\u00a0 realizada no programa de P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o da PUC-SP, em Educa\u00e7\u00e3o: Curr\u00edculo, que discute como ocorreu o processo de aprendizagem da forma\u00e7\u00e3o continuada de professores para o \u00e2mbito da sala de aula. Algumas refer\u00eancias bibliogr\u00e1ficas utilizadas s\u00e3o oriundas da forma\u00e7\u00e3o de professores do Instituto de Educa\u00e7\u00e3o Beat\u00edssima Virgem durante o per\u00edodo em que atuei como orientadora educacional e membro da equipe gestora, e que nos foram indicadas, pela consultoria do AXIS Instituto, aos educadores do Sistema de Ensino Mary Ward.\u00a0<\/p> Ressalto que, nos ambientes educativos acima citados, os professores se viram contemplados com a almejada aprendizagem na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores prevista no curr\u00edculo de cada unidade.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t A forma\u00e7\u00e3o continuada<\/b> \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda o professor a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos, mediante as transposi\u00e7\u00f5es feitas at\u00e9 chegar aos educandos, possibilitando a esses uma aprendizagem significativa. Consideramos a relev\u00e2ncia do tema para o nosso sistema educacional contempor\u00e2neo e, desse modo, queremos compartilhar com os leitores as constata\u00e7\u00f5es dos nossos estudos durante o mestrado.\u00a0<\/p> As leituras aqui introduzidas n\u00e3o s\u00e3o definitivas; portanto, outros estudiosos podem apresentar m\u00faltiplas interpreta\u00e7\u00f5es dos te\u00f3ricos citados nesta publica\u00e7\u00e3o. Priorizamos elementos\u00a0 espec\u00edficos das principais contribui\u00e7\u00f5es de cada autor abordado, o que poder\u00e1 ajudar nas reflex\u00f5es acerca da forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, trajet\u00f3ria que ora compartilhamos.\u00a0<\/p> Nessa trilha, o referencial te\u00f3rico sobre a forma\u00e7\u00e3o de professores fundamentou-se em diversos autores, que se reportam \u00e0 forma\u00e7\u00e3o continuada como uma atividade inovadora da institui\u00e7\u00e3o escolar e possibilita aos professores\u00a0<\/p> \u201c[…] preverem atividades e interven\u00e7\u00f5es que favore\u00e7am a presen\u00e7a na sala de aula do objeto de conhecimento tal como foi socialmente produzido, assim como refletir sobre a sua pr\u00e1tica e efetuar as retifica\u00e7\u00f5es que sejam necess\u00e1rias e poss\u00edveis\u201d (LERNER, 2002, p. 35).\u00a0<\/p><\/blockquote> Vale ressaltar que, nas atividades pedag\u00f3gicas<\/b> de\u00a0 transpor os saberes cient\u00edficos para o ambiente escolar,\u00a0 o principal meio que contribuiu foi a forma\u00e7\u00e3o continuada, por interm\u00e9dio das Horas de Trabalho Pedag\u00f3gico (HTPs)<\/b>, que aconteceram na escola, com a seguinte distribui\u00e7\u00e3o: tr\u00eas horas de trabalho pedag\u00f3gico coletivo cumpridas na unidade escolar, para que os educadores tivessem a oportunidade de\u00a0 tratarem dos assuntos pedag\u00f3gicos e quatro horas de trabalho pedag\u00f3gico em local de livre escolha. Assim, entendemos o significado dos encontros de forma\u00e7\u00e3o para o Professor (P) participante da pesquisa, a partir da transcri\u00e7\u00e3o da entrevista.<\/p> Nas HTPCs s\u00e3o discutidos assuntos pontuais da escola e tamb\u00e9m direcionamentos voltados \u00e0 pr\u00e1tica em sala de aula; esses direcionamentos e discuss\u00f5es foram muito valiosos e pontualmente utilizados em minha pr\u00e1tica cotidiana.\u00a0<\/p><\/blockquote> Vale informar que, nos encontros de HTPCs, o professor de Ci\u00eancias recebeu subs\u00eddios dos conte\u00fados espec\u00edficos dos formadores, teve possibilidade de trocar informa\u00e7\u00f5es<\/b> com seus pares e, assim, foi poss\u00edvel elaborar um\u00a0planejamento<\/a>\u00a0com os conhecimentos e saberes a serem ensinados e os alunos tiveram acesso aos conte\u00fados previstos de um modo contextualizado. Apesar desse fato, constatamos simultaneamente alguns impasses, como dificuldades na compreens\u00e3o de conceitos e necessidade de aprofundamento<\/b>.\u00a0<\/p> Segundo o Professor (P),\u00a0<\/p> \u201c[…] os alunos sabem que desmatamento e queimadas agridem o ambiente, mas n\u00e3o atribuem as raz\u00f5es dessas agress\u00f5es ao modelo de desenvolvimento adotado pelas sociedades humanas\u201d; ou ent\u00e3o: \u201c[…] tentamos implantar a coleta seletiva de lixo, mas sem sucesso\u201d.\u00a0\u00a0<\/p><\/blockquote> As reflex\u00f5es do professor sobre a quest\u00e3o ambiental s\u00e3o pertinentes, pois sabemos que a falta de cuidado com o meio ambiente afeta todos os setores da sociedade, inclusive a\u00a0Educa\u00e7\u00e3o<\/a>. Acompanhamos, em Cajamar, na Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o, propostas que estimularam os professores a repensarem continuamente as suas pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas<\/b> e buscarem, na forma\u00e7\u00e3o continuada<\/b>, novos conhecimentos por meio de cont\u00ednuas capacita\u00e7\u00f5es, a fim de estarem sintonizados com os fatos que ocorrem no mundo.\u00a0<\/p>Raz\u00f5es desta publica\u00e7\u00e3o<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
N\u00e3o h\u00e1 professores sem forma\u00e7\u00e3o.
N\u00e3o h\u00e1 forma\u00e7\u00e3o que nos sirva para a vida inteira.
\u00c9 preciso acompanhar o tempo.
\u00c9 preciso perceber as necessidades e as mudan\u00e7as.
Caso contr\u00e1rio, corremos o risco de chegar a determinadas condi\u00e7\u00f5es did\u00e1ticas e s\u00f3 descobrir que elas n\u00e3o s\u00e3o mais \u00fateis.\u00a0 (ALMEIDA, 2007, p. 65)<\/p><\/blockquote>Forma\u00e7\u00e3o continuada<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t