{"id":34636,"date":"2023-04-28T07:00:52","date_gmt":"2023-04-28T10:00:52","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=34636"},"modified":"2023-05-05T08:40:25","modified_gmt":"2023-05-05T11:40:25","slug":"formacao-continuada-professores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","title":{"rendered":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores"},"content":{"rendered":"\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

(Por\u00a0Ir. Terezinha Santana, Me, CJ<\/span>)<\/span><\/span><\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

Raz\u00f5es desta publica\u00e7\u00e3o<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

O ponto de partida: raz\u00f5es dessa publica\u00e7\u00e3o na revista Axis Vertentes.<\/p>

N\u00e3o h\u00e1 escolas sem professores.
N\u00e3o h\u00e1 professores sem forma\u00e7\u00e3o.
N\u00e3o h\u00e1 forma\u00e7\u00e3o que nos sirva para a vida inteira.
\u00c9 preciso acompanhar o tempo.
\u00c9 preciso perceber as necessidades e as mudan\u00e7as.
Caso contr\u00e1rio, corremos o risco de chegar a determinadas condi\u00e7\u00f5es did\u00e1ticas e s\u00f3 descobrir que elas n\u00e3o s\u00e3o mais \u00fateis.\u00a0 (ALMEIDA, 2007, p. 65)<\/p><\/blockquote>

Inspirada pelas palavras de Almeida (2007, p. 65), \u201cn\u00e3o h\u00e1 escolas sem professores. N\u00e3o h\u00e1 professores sem forma\u00e7\u00e3o. N\u00e3o h\u00e1 forma\u00e7\u00e3o que nos sirva para a vida inteira […]\u201d, apresento reflex\u00f5es que motivam as pessoas que se dedicam \u00e0 forma\u00e7\u00e3o continuada de professores<\/b>, de modo especial, aos educadores que acompanham as publica\u00e7\u00f5es do Axis Instituto que tamb\u00e9m acreditam que, em nosso pa\u00eds, a qualidade de Educa\u00e7\u00e3o<\/b> a qual se oferece pode melhorar.\u00a0<\/p>

Sendo assim, a presente publica\u00e7\u00e3o na revista Axis Vertentes tem como finalidade oferecer uma significativa contribui\u00e7\u00e3o aos profissionais que assumem a aprendizagem como o seu foco de trabalho e buscam, a partir dos estudos e problematiza\u00e7\u00f5es realizados na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, perspectivas pedag\u00f3gicas e subs\u00eddios para o cotidiano escolar<\/b>.\u00a0<\/p>

Para este artigo utilizo dados e resultados de uma pesquisa de mestrado\u00a0 realizada no programa de P\u00f3s-Gradua\u00e7\u00e3o da PUC-SP, em Educa\u00e7\u00e3o: Curr\u00edculo, que discute como ocorreu o processo de aprendizagem da forma\u00e7\u00e3o continuada de professores para o \u00e2mbito da sala de aula. Algumas refer\u00eancias bibliogr\u00e1ficas utilizadas s\u00e3o oriundas da forma\u00e7\u00e3o de professores do Instituto de Educa\u00e7\u00e3o Beat\u00edssima Virgem durante o per\u00edodo em que atuei como orientadora educacional e membro da equipe gestora, e que nos foram indicadas, pela consultoria do AXIS Instituto, aos educadores do Sistema de Ensino Mary Ward.\u00a0<\/p>

Ressalto que, nos ambientes educativos acima citados, os professores se viram contemplados com a almejada aprendizagem na forma\u00e7\u00e3o continuada de professores prevista no curr\u00edculo de cada unidade.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t
\n\t\t\t

Forma\u00e7\u00e3o continuada<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

A forma\u00e7\u00e3o continuada<\/b> \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda o professor a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos, mediante as transposi\u00e7\u00f5es feitas at\u00e9 chegar aos educandos, possibilitando a esses uma aprendizagem significativa. Consideramos a relev\u00e2ncia do tema para o nosso sistema educacional contempor\u00e2neo e, desse modo, queremos compartilhar com os leitores as constata\u00e7\u00f5es dos nossos estudos durante o mestrado.\u00a0<\/p>

As leituras aqui introduzidas n\u00e3o s\u00e3o definitivas; portanto, outros estudiosos podem apresentar m\u00faltiplas interpreta\u00e7\u00f5es dos te\u00f3ricos citados nesta publica\u00e7\u00e3o. Priorizamos elementos\u00a0 espec\u00edficos das principais contribui\u00e7\u00f5es de cada autor abordado, o que poder\u00e1 ajudar nas reflex\u00f5es acerca da forma\u00e7\u00e3o continuada de professores, trajet\u00f3ria que ora compartilhamos.\u00a0<\/p>

Nessa trilha, o referencial te\u00f3rico sobre a forma\u00e7\u00e3o de professores fundamentou-se em diversos autores, que se reportam \u00e0 forma\u00e7\u00e3o continuada como uma atividade inovadora da institui\u00e7\u00e3o escolar e possibilita aos professores\u00a0<\/p>

\u201c[…] preverem atividades e interven\u00e7\u00f5es que favore\u00e7am a presen\u00e7a na sala de aula do objeto de conhecimento tal como foi socialmente produzido, assim como refletir sobre a sua pr\u00e1tica e efetuar as retifica\u00e7\u00f5es que sejam necess\u00e1rias e poss\u00edveis\u201d (LERNER, 2002, p. 35).\u00a0<\/p><\/blockquote>

Vale ressaltar que, nas atividades pedag\u00f3gicas<\/b> de\u00a0 transpor os saberes cient\u00edficos para o ambiente escolar,\u00a0 o principal meio que contribuiu foi a forma\u00e7\u00e3o continuada, por interm\u00e9dio das Horas de Trabalho Pedag\u00f3gico (HTPs)<\/b>, que aconteceram na escola, com a seguinte distribui\u00e7\u00e3o: tr\u00eas horas de trabalho pedag\u00f3gico coletivo cumpridas na unidade escolar, para que os educadores tivessem a oportunidade de\u00a0 tratarem dos assuntos pedag\u00f3gicos e quatro horas de trabalho pedag\u00f3gico em local de livre escolha. Assim, entendemos o significado dos encontros de forma\u00e7\u00e3o para o Professor (P) participante da pesquisa, a partir da transcri\u00e7\u00e3o da entrevista.<\/p>

Nas HTPCs s\u00e3o discutidos assuntos pontuais da escola e tamb\u00e9m direcionamentos voltados \u00e0 pr\u00e1tica em sala de aula; esses direcionamentos e discuss\u00f5es foram muito valiosos e pontualmente utilizados em minha pr\u00e1tica cotidiana.\u00a0<\/p><\/blockquote>

Vale informar que, nos encontros de HTPCs, o professor de Ci\u00eancias recebeu subs\u00eddios dos conte\u00fados espec\u00edficos dos formadores, teve possibilidade de trocar informa\u00e7\u00f5es<\/b> com seus pares e, assim, foi poss\u00edvel elaborar um\u00a0planejamento<\/a>\u00a0com os conhecimentos e saberes a serem ensinados e os alunos tiveram acesso aos conte\u00fados previstos de um modo contextualizado. Apesar desse fato, constatamos simultaneamente alguns impasses, como dificuldades na compreens\u00e3o de conceitos e necessidade de aprofundamento<\/b>.\u00a0<\/p>

Segundo o Professor (P),\u00a0<\/p>

\u201c[…] os alunos sabem que desmatamento e queimadas agridem o ambiente, mas n\u00e3o atribuem as raz\u00f5es dessas agress\u00f5es ao modelo de desenvolvimento adotado pelas sociedades humanas\u201d; ou ent\u00e3o: \u201c[…] tentamos implantar a coleta seletiva de lixo, mas sem sucesso\u201d.\u00a0\u00a0<\/p><\/blockquote>

\u00a0<\/div>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\"\"\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

As reflex\u00f5es do professor sobre a quest\u00e3o ambiental s\u00e3o pertinentes, pois sabemos que a falta de cuidado com o meio ambiente afeta todos os setores da sociedade, inclusive a\u00a0Educa\u00e7\u00e3o<\/a>. Acompanhamos, em Cajamar, na Secretaria de Educa\u00e7\u00e3o, propostas que estimularam os professores a repensarem continuamente as suas pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas<\/b> e buscarem, na forma\u00e7\u00e3o continuada<\/b>, novos conhecimentos por meio de cont\u00ednuas capacita\u00e7\u00f5es, a fim de estarem sintonizados com os fatos que ocorrem no mundo.\u00a0<\/p>

Os professores s\u00e3o profissionais respons\u00e1veis pela media\u00e7\u00e3o dos saberes<\/b> e desempenham papeis importantes na\u00a0Educa\u00e7\u00e3o<\/a>\u00a0dos alunos. Por isso, precisam estar atualizados e aptos a enfrentarem as mudan\u00e7as socioculturais e tecnol\u00f3gicas<\/b> que aparecem no cotidiano escolar. Essas mudan\u00e7as afetam diretamente a escola e precisamos ter um compromisso bem maior com a Educa\u00e7\u00e3o, pois os alunos t\u00eam informa\u00e7\u00f5es atualizadas no mesmo instante em que s\u00e3o produzidas e proporcionadas pelas m\u00eddias interativas<\/b>. E \u00e9 para esse perfil de alunos que temos que olhar, modificando nossas pr\u00e1ticas, nossas escolas e a forma\u00e7\u00e3o de novos educadores<\/b>.\u00a0<\/p>

Perante essas quest\u00f5es, propomos considerar o seguinte problema neste artigo: h\u00e1 transposi\u00e7\u00e3o did\u00e1tica dos conhecimentos cient\u00edficos estudados pelo professor, na forma\u00e7\u00e3o continuada, para a sua pr\u00e1tica cotidiana de trabalho? Talvez nos pare\u00e7a t\u00e3o \u00f3bvio que o papel da forma\u00e7\u00e3o continuada seja proporcionar ao professor um espa\u00e7o de forma\u00e7\u00e3o para que ele, de posse de um determinado saber, consiga repensar-se permanentemente.\u00a0<\/p>

A preocupa\u00e7\u00e3o primeira \u00e9 o professor e a sua cultura profissional<\/b>. Se h\u00e1 espa\u00e7o: o que significa esse espa\u00e7o ao professor que dele participa? Portanto, essa quest\u00e3o foi pesquisada para se ter uma compreens\u00e3o de como os professores aprendem conceitos cient\u00edficos e como os movimentam na sua pr\u00e1tica profissional com os alunos, em sala de aula.\u00a0\u00a0<\/p>

Partimos da hip\u00f3tese de que a forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de reflex\u00e3o e discuss\u00e3o, que contribui na busca do conhecimento e ajuda o professor a fazer a passagem do saber cient\u00edfico, para saber a ensinar e, sucessivamente, para o saber ensinado e saber aprendido. Transforma\u00e7\u00f5es essas, que sugerem modifica\u00e7\u00f5es, at\u00e9 chegarem \u00e0 sala de aula (CHEVALLARD, 2009). Contudo, ressaltam (GATTI e BARRETTO, 2009) que h\u00e1 um impasse que atinge alguns educadores de nosso pa\u00eds: embora com conhecimentos espec\u00edficos advindos de sua forma\u00e7\u00e3o inicial, h\u00e1 falta de aprimoramento pedag\u00f3gico dos professores<\/b>.\u00a0\u00a0<\/p>

Portanto, a forma\u00e7\u00e3o continuada apresenta-se como um espa\u00e7o qualificado de aperfei\u00e7oamento<\/b> aos professores, nas dimens\u00f5es conceituais, procedimentais e atitudinais. A forma\u00e7\u00e3o continuada de professores \u00e9 de fundamental import\u00e2ncia, pois contribui para a atualiza\u00e7\u00e3o dos conhecimentos<\/b>, para repensar as estrat\u00e9gias de ensino<\/b>, para a troca de experi\u00eancias<\/b>, para a valoriza\u00e7\u00e3o profissional<\/b>, e para o exerc\u00edcio e constru\u00e7\u00e3o da cidadania<\/b>.<\/p>

N\u00e3o se pode contar com a possibilidade de que a transposi\u00e7\u00e3o did\u00e1tica ocorra espontaneamente. Para que haja transposi\u00e7\u00e3o did\u00e1tica, pressupomos que os educadores precisem ter vivenciado a trajet\u00f3ria do conhecimento cient\u00edfico<\/b> e o transposto para o conhecimento pedag\u00f3gico a ser ensinado, a partir da sele\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es educacionais que subsidiar\u00e3o o aprendizado dos alunos. Almeida (2007) afirma que:<\/p>

\u00a0<\/p>

Se, no passado, era imprescind\u00edvel que o professor soubesse datilografia, isso mudou um dia. Passou-se a cobrar dos professores um bom dom\u00ednio da inform\u00e1tica. Hoje j\u00e1 \u00e9 sabido e esperado que o professor tenha esse dom\u00ednio, por\u00e9m, s\u00f3 ele n\u00e3o basta, \u00e9 preciso que, aliados a ele, o professor tenha o dom\u00ednio de uma l\u00edngua estrangeira, para aprofundar-se nas leituras e nas pesquisas, e \u00e9 preciso que ele desenvolva uma compet\u00eancia pedag\u00f3gica para ser capaz de saber a diferen\u00e7a entre navegar na internet e naufragar na internet. (ALMEIDA, 2007, p. 66)<\/p><\/blockquote>

Os estudos de Almeida (2007) mostram que a forma\u00e7\u00e3o continuada necessita, portanto, ser pensada em termos de sua efic\u00e1cia na aplica\u00e7\u00e3o, pois deve representar um momento valioso de oportunidade de troca de saberes e aquisi\u00e7\u00e3o de novos conhecimentos. A forma\u00e7\u00e3o continuada interessa, acima de tudo, aos professores, enquanto profissionais da Educa\u00e7\u00e3o<\/b>. \u00c9 essencial, tamb\u00e9m, aos profissionais que assumem, em determinado momento de sua trajet\u00f3ria profissional, a fun\u00e7\u00e3o de doc\u00eancia e contribuem na forma\u00e7\u00e3o de pessoas em todas as inst\u00e2ncias da vida social contempor\u00e2nea<\/b>. \u00c9 um tema que est\u00e1 em evid\u00eancia nos meios acad\u00eamicos.\u00a0<\/p>

Sobre a forma\u00e7\u00e3o continuada, os aspectos focalizados s\u00e3o bastante variados, incluindo diferentes segmentos educacionais: Infantil, Fundamental, Adulto<\/b>; e outros contextos diversos: rural, noturno, a dist\u00e2ncia; e nos meios de comunica\u00e7\u00e3o e materiais diversificados, tais como: r\u00e1dio, televis\u00e3o, textos pedag\u00f3gicos, m\u00f3dulos, inform\u00e1tica, revelando dimens\u00f5es muito ricas e significativas da forma\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p>

\u00a0<\/p>

Na disserta\u00e7\u00e3o tratei, na primeira parte, da Forma\u00e7\u00e3o continuada como espa\u00e7o de aprimoramento pedag\u00f3gico; na segunda parte abordei o conceito de Transposi\u00e7\u00e3o Did\u00e1tica; na terceira parte, fiz considera\u00e7\u00f5es sobre a organiza\u00e7\u00e3o metodol\u00f3gica da investiga\u00e7\u00e3o; na quarta parte abordei, sob o prisma da Transposi\u00e7\u00e3o did\u00e1tica, como ocorreu, no estudo de campo, a passagem dos estudos e problematiza\u00e7\u00f5es desenvolvidas na forma\u00e7\u00e3o continuada para o \u00e2mbito da sala de aula; o \u00faltimo cap\u00edtulo trata, nas considera\u00e7\u00f5es, dos caminhos poss\u00edveis para se compreender o papel da transposi\u00e7\u00e3o did\u00e1tica para a aprendizagem dos alunos.<\/p>

\u00a0<\/p>

\u00a0[Continua]<\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\n\t\t\t\t\t\t<\/span>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

Sobre a autora (Terezinha Santana, Me, CJ):<\/i><\/h4>

\u00c9 Irm\u00e3 da Congrega\u00e7\u00e3o de Jesus (CJ); cursou o mestrado em Educa\u00e7\u00e3o: Curr\u00edculo e Pedagogia na PUC-SP; graduada em Letras pela Faculdade P\u00fablica de S\u00e3o Jos\u00e9 do Rio Pardo, SP; estudou o Magist\u00e9rio no Col\u00e9gio de Educa\u00e7\u00e3o Familiar do Paran\u00e1, em Curitiba. Atuou como orientadora educacional do Instituto de Educa\u00e7\u00e3o Beat\u00edssima Virgem Maria de 2003 a 2021 e na forma\u00e7\u00e3o de professores. \u00c9 membro da Equipe de Lideran\u00e7a da prov\u00edncia Amerindia da CJ na Argentina, Chile e Brasil; atua na \u00e1rea de Educa\u00e7\u00e3o e \u00e9 representante legal da CJ no Brasil.\u00a0<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t

\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\n\t\t\t\t\t\t<\/span>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\"\"\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

Leia o artigo na \u00edntegra!\u00a0
CLIQUE AQUI<\/a><\/h2>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\n\t\t\t\t\t\t<\/span>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

Fotos: Pixabay e Unsplash<\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

(Por\u00a0Ir. Terezinha Santana, Me, CJ) Raz\u00f5es desta publica\u00e7\u00e3o O ponto de partida: raz\u00f5es dessa publica\u00e7\u00e3o na revista Axis Vertentes. N\u00e3o […]<\/p>\n

Leia mais…<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":34640,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[6],"tags":[993,734,719,267,992,276,581,987,989,605,991,732,988,990],"class_list":["post-34636","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","tag-axiseducacao","tag-cidadania","tag-conhecimento","tag-educacao-2","tag-educadores","tag-escolas","tag-experiencias","tag-formacaocontinuada","tag-formacaoprofessores","tag-pedagogia","tag-praticaspedagogicas","tag-professores","tag-qualidadeeducacao","tag-trabalhopedagogico"],"yoast_head":"\nForma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Blog Axis Instituto\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2023-04-28T10:00:52+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2023-05-05T11:40:25+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1402\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"864\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"10 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\"},\"author\":{\"name\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227\"},\"headline\":\"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores\",\"datePublished\":\"2023-04-28T10:00:52+00:00\",\"dateModified\":\"2023-05-05T11:40:25+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\"},\"wordCount\":1874,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg\",\"keywords\":[\"axiseduca\u00e7ao\",\"cidadania\",\"conhecimento\",\"educacao\",\"educadores\",\"escolas\",\"experiencias\",\"forma\u00e7aocontinuada\",\"forma\u00e7aoprofessores\",\"pedagogia\",\"praticaspedagogicas\",\"professores\",\"qualidadeeduca\u00e7ao\",\"trabalhopedagogico\"],\"articleSection\":[\"Artigos\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\",\"name\":\"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg\",\"datePublished\":\"2023-04-28T10:00:52+00:00\",\"dateModified\":\"2023-05-05T11:40:25+00:00\",\"description\":\"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg\",\"width\":1402,\"height\":864},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\",\"name\":\"Blog Axis Instituto\",\"description\":\"Consultoria e Gest\u00e3o para Entidades Confessionais\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\",\"name\":\"Axis Instituto\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png\",\"width\":205,\"height\":125,\"caption\":\"Axis Instituto\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/\",\"https:\/\/www.instagram.com\/grupoaxisinstituto\/\",\"https:\/\/www.linkedin.com\/company\/instituto-axis-sociedade-simples\",\"http:\/\/youtube.com.br\/AxisInstituto\"]},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227\",\"name\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/author\/karina-axis\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto","description":"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto","og_description":"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!","og_url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","og_site_name":"Blog Axis Instituto","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/","article_published_time":"2023-04-28T10:00:52+00:00","article_modified_time":"2023-05-05T11:40:25+00:00","og_image":[{"width":1402,"height":864,"url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","Est. tempo de leitura":"10 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/"},"author":{"name":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227"},"headline":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores","datePublished":"2023-04-28T10:00:52+00:00","dateModified":"2023-05-05T11:40:25+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/"},"wordCount":1874,"publisher":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg","keywords":["axiseduca\u00e7ao","cidadania","conhecimento","educacao","educadores","escolas","experiencias","forma\u00e7aocontinuada","forma\u00e7aoprofessores","pedagogia","praticaspedagogicas","professores","qualidadeeduca\u00e7ao","trabalhopedagogico"],"articleSection":["Artigos"],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/","name":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores | Blog Axis Instituto","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg","datePublished":"2023-04-28T10:00:52+00:00","dateModified":"2023-05-05T11:40:25+00:00","description":"A forma\u00e7\u00e3o continuada \u00e9 um espa\u00e7o de discuss\u00e3o que ajuda os professores a contextualizar os conhecimentos acad\u00eamicos. Leia mais neste artigo!","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2023\/04\/profs1-e1682020441259.jpg","width":1402,"height":864},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/formacao-continuada-professores\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Forma\u00e7\u00e3o continuada de professores"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/","name":"Blog Axis Instituto","description":"Consultoria e Gest\u00e3o para Entidades Confessionais","publisher":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization","name":"Axis Instituto","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png","contentUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png","width":205,"height":125,"caption":"Axis Instituto"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/"},"sameAs":["https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/","https:\/\/www.instagram.com\/grupoaxisinstituto\/","https:\/\/www.linkedin.com\/company\/instituto-axis-sociedade-simples","http:\/\/youtube.com.br\/AxisInstituto"]},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227","name":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g","caption":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis"},"sameAs":["https:\/\/www.axisinstituto.com.br"],"url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/author\/karina-axis\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34636"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=34636"}],"version-history":[{"count":47,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34636\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":34721,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34636\/revisions\/34721"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media\/34640"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=34636"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=34636"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=34636"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}