{"id":34589,"date":"2023-04-20T07:00:43","date_gmt":"2023-04-20T10:00:43","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=34589"},"modified":"2023-04-28T08:46:26","modified_gmt":"2023-04-28T11:46:26","slug":"centralizacao-servicos-impacto-qualidade-escolas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/centralizacao-servicos-impacto-qualidade-escolas\/","title":{"rendered":"A centraliza\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os e o impacto na qualidade das escolas confessionais"},"content":{"rendered":"\t\t
(Por M\u00e1rcia Amorim, Dra.)<\/span><\/span><\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t O mundo est\u00e1 se conectando em rede<\/b>. Hoje fala-se de rede para tudo: a net no mundo virtual, as redes de\u00a0servi\u00e7os de sa\u00fade<\/a>, as redes de educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e superior s\u00e3o alguns exemplos. A ess\u00eancia das redes est\u00e1 baseada na for\u00e7a da uni\u00e3o entre os pares. \u00c9 aquela velha hist\u00f3ria de que um fio \u00e9 f\u00e1cil de ser cortado, mas quando juntamos muitos fios fica muito mais dif\u00edcil romp\u00ea-los.\u00a0\u00a0<\/p> N\u00e3o \u00e9 diferente para as Institui\u00e7\u00f5es de educa\u00e7\u00e3o no Brasil. Experimentamos um crescimento acentuado na implanta\u00e7\u00e3o das redes de\u00a0educa\u00e7\u00e3o<\/a>\u00a0nos \u00faltimos anos, indo da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica \u00e0 superior<\/b>, chegando \u00e0s incorpora\u00e7\u00f5es por grandes grupos internacionais. Esta forma de organiza\u00e7\u00e3o permite a centraliza\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os administrativos, financeiros e educacionais gerando\u00a0economia<\/a>, agilidade, melhor desenho de fun\u00e7\u00f5es e atribui\u00e7\u00f5es.\u00a0<\/p> \u00c9 importante avaliarmos alguns aspectos t\u00e9cnicos, legais e at\u00e9 can\u00f4nicos para compreender esta forma de organizar as escolas, com suas vantagens e riscos<\/b>. Criar uma rede de educa\u00e7\u00e3o \u00e9 muito mais do que estabelecer a centraliza\u00e7\u00e3o de alguns servi\u00e7os, mas sem este passo \u00e9 imposs\u00edvel conquistar ganhos para o grupo que se forma. Avaliamos alguns destes aspectos a seguir, a fim de contribuir para a tomada de decis\u00f5es das Escolas Cat\u00f3licas na busca constante de qualidade e sustentabilidade<\/b>.\u00a0<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t As institui\u00e7\u00f5es educacionais confessionais carregam como parte de sua miss\u00e3o crist\u00e3 o servi\u00e7o de qualidade que prioriza os que mais necessitam. Ao falar de suas expectativas para o ano da\u00a0Vida Religiosa Consagrada<\/a>\u00a0(VRC, 2014), o Papa Francisco disse que, \u201cesperava gestos concretos de acolhimento dos refugiados, de solidariedade com os pobres, de criatividade na catequese, no an\u00fancio do Evangelho, na inicia\u00e7\u00e3o \u00e0 vida de ora\u00e7\u00e3o. E almejava, (i)a racionaliza\u00e7\u00e3o das estruturas, (ii) a reutiliza\u00e7\u00e3o das grandes casas em favor de obras mais consoantes \u00e0s exig\u00eancias atuais da evangeliza\u00e7\u00e3o e da caridade, (iii) a adapta\u00e7\u00e3o das obras \u00e0s novas necessidades.\u201d<\/i><\/p> A busca pela melhoria da gest\u00e3o, traduzida pelo desejo de centralizar atividades comuns<\/b> e de criar uma rede de educa\u00e7\u00e3o, encontra eco nas palavras do Papa Francisco. Desta forma, torna-se necess\u00e1ria a permanente reflex\u00e3o sobre a condu\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o prestado, a qualidade e a sustentabilidade <\/b>que garantir\u00e3o o cumprimento da miss\u00e3o pelo maior tempo poss\u00edvel.\u00a0<\/p> \u00c9 neste cen\u00e1rio que as escolas precisam avaliar a reorganiza\u00e7\u00e3o de sua gest\u00e3o. E como organizar a gest\u00e3o a partir da centraliza\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os? Vejamos os principais conceitos e formatos suficientes para implantar uma\u00a0Central de Servi\u00e7os Compartilhados<\/a>\u00a0nas mantenedoras.\u00a0<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t O processo educativo<\/b> comprometido com o desenvolvimento integral das pessoas pressup\u00f5e o compromisso com a realidade de cada comunidade e o respeito \u00e0s individualidades e regionalidades. Esse aspecto combina com os conceitos mais modernos de educa\u00e7\u00e3o<\/a>\u00a0no mundo, primando pelo protagonismo dos educandos e o dinamismo do processo de forma\u00e7\u00e3o de cada indiv\u00edduo. Desta forma, a descentraliza\u00e7\u00e3o operacional na educa\u00e7\u00e3o ganhou for\u00e7a e tem sido abordada por diversos te\u00f3ricos.\u00a0<\/p> A descentraliza\u00e7\u00e3o <\/b>\u00e9 tema de grande interesse no campo da educa\u00e7\u00e3o. N\u00e3o \u00e9, entretanto, um tema novo, nem desfruta de consenso acerca do seu significado, sequer no campo da administra\u00e7\u00e3o ou da pol\u00edtica de onde parte, com suas ra\u00edzes. Por sua vez, no campo da educa\u00e7\u00e3o, \u00e9 crescente o interesse na sua abordagem, sobretudo a partir da Constitui\u00e7\u00e3o de 1988, por for\u00e7a do reconhecimento do munic\u00edpio como ente federativo e, consequentemente, dos impactos que esse reconhecimento produziu sobre a gest\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o e os sistemas de ensino, como indicam muitos autores.\u00a0<\/p> Descentralizar as escolas, ou seja, estabelecer uma rede de escolas que estejam nos locais onde os alunos est\u00e3o faz todo o sentido com as propostas de processos educativos comprometidos com a comunidade. Entretanto, nos aspectos relacionados \u00e0 gest\u00e3o, monitoramento e controle das estruturas, a centraliza\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os<\/b> passou a ser vista como uma forma efetiva e menos dispendiosa para organizar as escolas de uma mesma congrega\u00e7\u00e3o distribu\u00eddas em diversas localidades.\u00a0<\/p> Neste contexto, ela assume uma condi\u00e7\u00e3o instrumental capaz de resolver diferentes problemas que afetam as unidades escolares. Quando usada como processo, ou como meio, a centraliza\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os pode proporcionar condi\u00e7\u00f5es favor\u00e1veis ao \u00eaxito da gest\u00e3o educacional<\/b> e, consequentemente, possibilitar que a a\u00e7\u00e3o descentralizada do processo educativo aconte\u00e7a nas unidades.\u00a0<\/p>O mundo conectado<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
Gest\u00e3o eficiente como parte da miss\u00e3o<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
Revisitando os conceitos de centraliza\u00e7\u00e3o e descentraliza\u00e7\u00e3o no ambiente escolar<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t