{"id":34298,"date":"2023-03-24T07:00:40","date_gmt":"2023-03-24T10:00:40","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=34298"},"modified":"2023-04-03T01:27:13","modified_gmt":"2023-04-03T04:27:13","slug":"centros-servicos-compartilhados-desafios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/centros-servicos-compartilhados-desafios\/","title":{"rendered":"Centros de Servi\u00e7os Compartilhados: Principais Desafios e Requisitos"},"content":{"rendered":"\t\t
(Por Shirlei Silva, Me)<\/span><\/span><\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Manterem-se competitivas \u00e9 um requisito de sobreviv\u00eancia para as Institui\u00e7\u00f5es. A todo momento os gestores, tamb\u00e9m nas institui\u00e7\u00f5es cat\u00f3licas<\/b>, s\u00e3o desafiados a buscarem alternativas que permitam concentrar o maior foco da estrat\u00e9gia no que realmente importa \u2013 a miss\u00e3o<\/b>. \u00c9 por essa raz\u00e3o que os processos principais, ligados \u00e0 atividade fim das Institui\u00e7\u00f5es, precisam e t\u00eam sido o cerne da aten\u00e7\u00e3o, no que tange \u00e0 busca pela inova\u00e7\u00e3o e efici\u00eancia<\/b> na utiliza\u00e7\u00e3o dos recursos.\u00a0<\/p> Este contexto faz com que as Institui\u00e7\u00f5es, cada vez mais, despertem para a import\u00e2ncia de reavaliar a estrutura interna e atividades secund\u00e1rias que suportam e apoiam a atividade fim. Tal comportamento favorece a mudan\u00e7a e vem abrindo espa\u00e7o para a otimiza\u00e7\u00e3o de processos <\/b>por meio da implanta\u00e7\u00e3o dos chamados Centros de Servi\u00e7os Compartilhados – CSC<\/b>.<\/p> Como uma unidade de centraliza\u00e7\u00e3o processual aplicada (FREDERICO, 2014), o CSC \u00e9 uma estrutura, interna ou terceirizada<\/b>, cujo objetivo \u00e9 a concentra\u00e7\u00e3o de diversas atividades de suporte. A finalidade do CSC \u00e9 promover efici\u00eancia<\/b>, redu\u00e7\u00e3o de custos, centraliza\u00e7\u00e3o, padroniza\u00e7\u00e3o e excel\u00eancia operacional<\/b> dos processos secund\u00e1rios, permitindo, assim, que a Institui\u00e7\u00e3o possa centrar esfor\u00e7os na atividade fim.\u00a0<\/p> Dessa forma, o CSC tende a concentrar e operar com atividades cujo volume e tr\u00e2nsito operacional sejam significativos e que contribuam indiretamente para gera\u00e7\u00e3o de valor<\/b>.\u00a0<\/p> Assim, a diversidade de oportunidades<\/b> relacionadas ao CSC desafia-nos para a necessidade de explorar o tema e identificar os benef\u00edcios que se pode trazer para a Institui\u00e7\u00e3o. Diante deste cen\u00e1rio e da necessidade de reduzir as opera\u00e7\u00f5es institucionais e transacionais, surgem questionamentos tais como:\u00a0 o que \u00e9 um CSC? Quais os principais desafios e requisitos para implantar um CSC? E, principalmente, quais os benef\u00edcios a ele relacionados? Essas quest\u00f5es s\u00e3o norteadoras, neste artigo, que procura contribuir com a busca de alternativas que fortale\u00e7am o leque de op\u00e7\u00f5es de gestores e administradores de diversas Institui\u00e7\u00f5es, em seus respectivos segmentos.\u00a0<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Autores como Ferreira e Philyppis Jr. (2019, p. 66) afirmam que o \u201cCentro de Servi\u00e7os Compartilhados<\/b> \u00e9 um conceito que foi criado nos Estados Unidos, na d\u00e9cada de 1970, com o objetivo de trazer benef\u00edcios, especialmente para a\u00a0\u00e1rea financeira<\/a>\u201d. Este conceito se aplica a uma unidade operativa, n\u00e3o relacionada \u00e0 atividade fim da Institui\u00e7\u00e3o, cujas fun\u00e7\u00f5es s\u00e3o essenciais e indispens\u00e1veis para o suporte da atividade principal.<\/p> O CSC pode ser compreendido como uma estrat\u00e9gia adotada pelas Institui\u00e7\u00f5es para a obten\u00e7\u00e3o do ponto de equil\u00edbrio<\/b> entre o custo de operacionaliza\u00e7\u00e3o de suas atividades versus a qualidade do que \u00e9 produzido ou oferecido. Para estudiosos, os CSCs\u00a0<\/p> \u201c… surgiram em fun\u00e7\u00e3o do processo de descentraliza\u00e7\u00e3o das empresas, como uma estrat\u00e9gia para organizar o seu crescimento. Contudo, tal descentraliza\u00e7\u00e3o acabou por provocar duplica\u00e7\u00e3o de atividades comuns, crescimento dos custos, momento em que a implanta\u00e7\u00e3o do CSC trouxe sua colabora\u00e7\u00e3o […]. [Dessa forma], os servi\u00e7os compartilhados s\u00e3o definidos como a concentra\u00e7\u00e3o de recursos da organiza\u00e7\u00e3o na realiza\u00e7\u00e3o de atividades, tipicamente espalhadas ao longo da sua estrutura, de forma a servir m\u00faltiplas partes internas. Isso ocorre a custos reduzidos e \u00e9 mantida ou elevada a qualidade na presta\u00e7\u00e3o dos servi\u00e7os, tendo metas de atender aos clientes finais e intensificar o valor [da atividade fim] (CORR\u00caA et al., 2011, p. 44).\u201d<\/p><\/blockquote> Oliveira e Zotes (2014) deliberam que os Centros de Servi\u00e7os Compartilhados constituem um modelo operacional organizado na Institui\u00e7\u00e3o, destinado a prestar servi\u00e7os a partir de um mesmo ponto de atendimento referencial para outras Unidades, de forma a otimizar recursos e eliminar duplicidade de estrutura. Por sua vez, Magalh\u00e3es (2018, p. 21) define o CSC como\u00a0<\/p> \u201c… uma estrat\u00e9gia colaborativa, na qual um conjunto de fun\u00e7\u00f5es \u00e9 concentrado em uma nova e semiaut\u00f4noma unidade de neg\u00f3cio, que possui uma estrutura gerencial criada de forma a promover a efici\u00eancia, a gera\u00e7\u00e3o de valores, economias de custo e servi\u00e7os melhorados aos clientes internos, […], que possui seu pr\u00f3prio or\u00e7amento e deve arcar com suas responsabilidades de gerenciamento [e performance].\u201d<\/p><\/blockquote> Assim, os CSCs correspondem \u00e0 pr\u00e1tica em que os setores, \u00e1reas ou unidades de uma Institui\u00e7\u00e3o deliberam compartilhar servi\u00e7os comuns, ao inv\u00e9s de execut\u00e1-los isoladamente, como uma s\u00e9rie de atividades de apoio duplicadas. Isso faz do CSC uma resposta \u00e0 necessidade de mudan\u00e7a, pois sua finalidade \u00e9 reduzir esfor\u00e7os, aumentar a qualidade dos servi\u00e7os e promover a excel\u00eancia operacional<\/b>.<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t Muitos s\u00e3o os desafios enfrentados pela Institui\u00e7\u00e3o quanto ao processo de\u00a0 implementa\u00e7\u00e3o de um CSC. Primeiramente, porque existem demandas de novas qualifica\u00e7\u00f5es para os administradores para que eles possam gerir problemas oriundos da gest\u00e3o de parcerias, acordos de servi\u00e7os prestados, complexidade do ambiente, seguran\u00e7a e clima institucional, al\u00e9m de gerir a rela\u00e7\u00e3o entre as Unidades da Institui\u00e7\u00e3o com o CSC, acompanhada da necessidade de transfer\u00eancia de conhecimento.\u00a0<\/p> Em segundo, a implanta\u00e7\u00e3o de um CSC torna imprescind\u00edvel que a Institui\u00e7\u00e3o implante o aprimoramento cont\u00ednuo, no sentido de direcionar o processo de mudan\u00e7a e a forma\u00e7\u00e3o da cultura interna para o uso dos servi\u00e7os que ser\u00e3o compartilhados, para a automatiza\u00e7\u00e3o, mensura\u00e7\u00e3o dos benef\u00edcios e monitoramento das tarefas (AFFONSO; MARTINS; GON\u00c7ALVES, 2015).\u00a0<\/p> Neste contexto, a gest\u00e3o da mudan\u00e7a institucional<\/b> talvez seja um dos principais desafios no processo de implanta\u00e7\u00e3o de um CSC, pois, como bem colocam Ferreira e Philyppis Jr. (2019, p. 63), o \u201cprocesso de mudan\u00e7a organizacional \u00e9 compreendido como uma adequa\u00e7\u00e3o [necess\u00e1ria] \u00e0s exig\u00eancias do mercado, causadas pela influ\u00eancia do ambiente interno e\/ou do ambiente externo\u201d.\u00a0<\/p> Neste sentido, vale resgatar o modelo desenvolvido por Kurt Lewin, em 1947, chamado de \u201cabordagem planejada\u201d. Este modelo \u00e9 amplamente utilizado por gestores no processo de mudan\u00e7a e contempla tr\u00eas etapas (DUBRIN, 2003 apud FERREIRA; PHILYPPIS JR., 2019):\u00a0<\/p> I. Descongelamento: processo que envolve a redu\u00e7\u00e3o ou elimina\u00e7\u00e3o das resist\u00eancias \u00e0 mudan\u00e7a com a identifica\u00e7\u00e3o das partes interessadas que ser\u00e3o afetadas e no esclarecimento do \u201cporqu\u00ea\u201d \u00e9 necess\u00e1rio mudar;\u00a0 Para que o processo de mudan\u00e7a seja efetivo, antes de implementar um CSC \u00e9 preciso escolher qual a modalidade melhor se adequa \u00e0 estrutura, ao estilo de gest\u00e3o, \u00e0 cultura interna e \u00e0\u00a0governan\u00e7a<\/a>\u00a0da Institui\u00e7\u00e3o, considerando que o Centro pode ser modelado de duas formas: por terceiriza\u00e7\u00e3o interna (insourcing<\/i>) ou por terceiriza\u00e7\u00e3o externa (outsourcing<\/i>).\u00a0<\/p> \u00a0<\/p> [Continua]<\/i><\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t Consultora em Gest\u00e3o Financeira e de Processos. Professora Universit\u00e1ria. Mestre em Administra\u00e7\u00e3o. Especialista em Controladoria e Finan\u00e7a, Organiza\u00e7\u00e3o, Sistemas e M\u00e9todos e Gest\u00e3o de Projetos. Consultora do Axis Instituto. CSC - Centros de Servi\u00e7os Compartilhados<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
O que \u00e9 um CSC?<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
Desafios na implanta\u00e7\u00e3o<\/h3>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t
II. Mudan\u00e7a: processo de aprendizagem e descobertas de novas atitudes, com gest\u00e3o imediata dos problemas e comportamentos adversos. \u00c9 o \u201cpensar\u00a0 fora da caixa\u201d, com identifica\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o dos resultados r\u00e1pidos e valores agregados; e,\u00a0
III. Congelamento ou recongelamento: quando a mudan\u00e7a atinge seu objetivo e \u00e9 incorporada. Necess\u00e1rio fazer a padroniza\u00e7\u00e3o, rotinas de refor\u00e7o e implementar monitoramento para a nova rotina.\u00a0<\/p><\/blockquote>Sobre a autora (<\/i>Shirlei Domingos Silva, Me):<\/i><\/h4>\n
<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t