{"id":32340,"date":"2022-08-19T08:00:00","date_gmt":"2022-08-19T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=32340"},"modified":"2022-08-26T08:28:05","modified_gmt":"2022-08-26T11:28:05","slug":"identidade-educacao-catolica-relacao-professor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/identidade-educacao-catolica-relacao-professor\/","title":{"rendered":"A Identidade da Educa\u00e7\u00e3o Cat\u00f3lica e a rela\u00e7\u00e3o Professor\/Aluno"},"content":{"rendered":"\n
(Por Adilson Souza, MSc)<\/p>\n\n\n\n
A educa\u00e7\u00e3o brasileira<\/strong> tem uma estreita rela\u00e7\u00e3o com a hist\u00f3ria da educa\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica<\/strong>, dado que, desde o in\u00edcio da coloniza\u00e7\u00e3o, o pa\u00eds j\u00e1 sentia a presen\u00e7a de religiosos Jesu\u00edtas<\/a> (1549) [1]<\/a>, a fim de inserir a pr\u00e1tica pedag\u00f3gica junto \u00e0 popula\u00e7\u00e3o ind\u00edgena atrav\u00e9s da catequese e, ainda, atender \u00e0s fam\u00edlias dos colonos via implanta\u00e7\u00e3o de unidades escolares. <\/p>\n\n\n\n Outras ordens religiosas vieram se instalar no pa\u00eds nos s\u00e9culos seguintes, o que fortaleceu a presen\u00e7a religiosa e o ensino cat\u00f3lico em nossa terra. Essa preval\u00eancia da educa\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica no Brasil perdurou por volta de trezentos e cinquenta anos, s\u00f3 vindo a \u2018romper-se\u2019 com a promulga\u00e7\u00e3o da Constitui\u00e7\u00e3o de 1891, onde se teve a necess\u00e1ria separa\u00e7\u00e3o entre Igreja e Estado<\/strong>. Desde ent\u00e3o, a ampla liberdade religiosa impera na na\u00e7\u00e3o, garantindo, respeitada a legisla\u00e7\u00e3o nacional, a educa\u00e7\u00e3o e o ensino confessional at\u00e9 os dias de hoje.<\/p>\n\n\n\n No decorrer da hist\u00f3ria, foram diversos documentos que balizaram a educa\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica no pa\u00eds e, dentre eles, cabe registrar no ano corrente, a celebra\u00e7\u00e3o dos 55 anos da declara\u00e7\u00e3o Gravissimum Educationis<\/em>[2]<\/a>, documento conciliar que abordou o tema acerca da educa\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica e, ainda, os 30 anos da Constitui\u00e7\u00e3o apost\u00f3lica Ex corde Ecclesiae<\/em>, que tratou da identidade e da miss\u00e3o da universidade cat\u00f3lica.<\/p>\n\n\n\n E essa educa\u00e7\u00e3o, quando dirigida \u00e0s crian\u00e7as e jovens, n\u00e3o tem seu fulcro apenas nas institui\u00e7\u00f5es f\u00edsicas confessionais. Antes, cabe \u00e0s fam\u00edlias serem reconhecidas como seus primeiros e principais educadores, sendo dever dos pais a cria\u00e7\u00e3o de um ambiente que possa conjugar, de tal modo, um animado amor e piedade para com Deus e para com os homens favorecendo, assim, a completa educa\u00e7\u00e3o pessoal e social <\/strong>dos filhos (GE<\/em>, 1965)[3]<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Dessa forma, sabedores de que a forma\u00e7\u00e3o, nos primeiros anos da inf\u00e2ncia, exerce consider\u00e1vel influ\u00eancia ao longo de toda a vida, a fam\u00edlia tem uma especial responsabilidade, sendo a base na forma\u00e7\u00e3o de seus filhos, incutindo nos mesmos as virtudes e valores sociais<\/strong> que as sociedades venham demandar para o equil\u00edbrio e necess\u00e1ria harmonia social entre os povos.<\/p>\n\n\n\n Tem-se, portanto, um imperioso ponto a ser bem trabalhado, que \u00e9 a sinergia a ser constru\u00edda e vivenciada entre escola e fam\u00edlia<\/strong>, dado que esta ensina \u201cos primeiros passos\u201d e \u00e0 primeira, cabe a continuidade da forma\u00e7\u00e3o, em parceria e sintonia com os pais e respons\u00e1veis primeiros pela educa\u00e7\u00e3o<\/a>. <\/p>\n\n\n\n A escola, de forma muito especial, deve ser percebida e valorizada com a devida import\u00e2ncia, haja vista, a promo\u00e7\u00e3o dos sentidos dos valores e a prepara\u00e7\u00e3o para a vida profissional em seus tempos e espa\u00e7os<\/strong>, dando continuidade e moldando o que o aluno trouxe de sua casa\/fam\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n A Sagrada Congrega\u00e7\u00e3o para a Educa\u00e7\u00e3o Cat\u00f3lica[4]<\/a> (1977), diz que,<\/p>\n\n\n\n \u201ca escola deve estimular o aluno ao exerc\u00edcio da intelig\u00eancia, solicitando o dinamismo da elucida\u00e7\u00e3o e da descoberta intelectual e explicitando o sentido das experi\u00eancias e das certezas vividas. Uma escola que n\u00e3o cumpra esta tarefa e que, pelo contr\u00e1rio, ofere\u00e7a elabora\u00e7\u00f5es pr\u00e9-fabricadas deixando de lado os conhecimentos pr\u00e9vios das crian\u00e7as e jovens, torna-se, por isso mesmo, obst\u00e1culo ao desenvolvimento da personalidade dos alunos.\u201d <\/em><\/p><\/blockquote>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n E neste sentido, \u00e9 crucial que a escola tenha um devido e efetivo planejamento de suas a\u00e7\u00f5es<\/strong>, bem como a possibilidade e a aplicabilidade do seu plano por toda a equipe e, de maneira especial aqui tratada, pelos professores.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Da\u00ed, um outro ponto a ser considerado e ratificado pela Santa S\u00e9 quanto \u00e0 essencialidade da escola, \u00e9 o olhar \u00fanico que deve ser dirigido aos seus docentes, estes, como pe\u00e7as estritamente essenciais no processo de ensino-aprendizagem<\/strong>; importa, portanto,<\/p>\n\n\n\n \u201cque sejam preparados com particular aten\u00e7\u00e3o, que estejam munidos de ci\u00eancia quer profana quer religiosa e possuam a arte de educar, de harmonia com o progresso dos nossos dias e imbu\u00eddos de esp\u00edrito apost\u00f3lico, deem testemunho de Cristo, quer com a vida quer com a doutrina\u201d (GE<\/em>, 1965).<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Aqui temos, al\u00e9m da escola em si, a imprescind\u00edvel participa\u00e7\u00e3o daqueles que conduzem<\/a> e dinamizam as salas de aula junto aos seus discentes. E faz-se necess\u00e1rio, tanto quanto para as institui\u00e7\u00f5es, que os professores sejam percebidos como partes integrantes e intr\u00ednsecas de todo o processo educacional<\/strong>, n\u00e3o gerando d\u00favidas quanto ao alinhamento e identidade de ambos a uma educa\u00e7\u00e3o verdadeiramente cat\u00f3lica.<\/p>\n\n\n\n A Congrega\u00e7\u00e3o para a Educa\u00e7\u00e3o Cat\u00f3lica conclama que \u2018\u00e9 desej\u00e1vel que os professores proponham aos alunos ocasi\u00f5es para experimentar o impacto social<\/strong> daquilo que aprendem, favorecendo assim a descoberta da rela\u00e7\u00e3o entre a escola e a vida<\/strong>, e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade e de cidadania ativa.\u2019[5]<\/a> Ou seja, impele os alunos \u00e0s a\u00e7\u00f5es transformadoras<\/strong> de suas realidades. E que estes sejam estimulados a tal, pela saud\u00e1vel e desafiadora provoca\u00e7\u00e3o a partir dos docentes<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Cabe refor\u00e7ar que a institui\u00e7\u00e3o deve criar a oportunidade em ser o espa\u00e7o que favore\u00e7a uma efetiva aprendizagem<\/strong>, um processo educativo amplo tornando, assim, a din\u00e2mica do dia a dia em possibilidades concretas para que os alunos coloquem em pr\u00e1tica o aprendizado a servi\u00e7o da pr\u00f3pria comunidade (local ou mundial), exercendo a cidadania lembrada pela Congrega\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Por isso, a sociedade n\u00e3o poderia ter d\u00favidas quanto \u00e0s particularidades, diferen\u00e7as e caracter\u00edsticas que comp\u00f5em a educa\u00e7\u00e3o\/escolas cat\u00f3licas da educa\u00e7\u00e3o\/escolas laicas. Assim, deve ser explicitado pelas institui\u00e7\u00f5es confessionais cat\u00f3licas, tra\u00e7os que as fazem diferir das laicas, que as delineiem de tal forma e singularidade, que sua identidade seja vis\u00edvel e clara. No entanto, temos percebido \u2013 em menor escala -, escolas cat\u00f3licas que n\u00e3o defendem o legado dos fundadores e dos pr\u00f3prios institutos de vida consagrada, vivendo deveras \u00e0 deriva e sem um rumo seguro e definido.<\/p>\n\n\n\n [1]<\/a> http:\/\/www.redejesuitadeeducacao.com.br\/educacaojesuita\/historia-da-educacao-jesuita-no-brasil\/<\/a> Acesso em 30\/04\/2020.<\/p>\n\n\n\n [2]<\/a> Declara\u00e7\u00e3o conciliar Gravissimum Educationis<\/em>. Sobre a Educa\u00e7\u00e3o Crist\u00e3. Papa Paulo VI, 1965.<\/p>\n\n\n\n [3]<\/a> Idem 2.<\/p>\n\n\n\n [4]<\/a> Sagrada Congrega\u00e7\u00e3o para a Educa\u00e7\u00e3o Cat\u00f3lica. A escola cat\u00f3lica. Garrone, Gabriel Maria, Prefeito. Roma; 1977 (27).<\/p>\n\n\n\n
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\n\n\n\n[Continua]<\/em><\/h3>\n\n\n\n
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