{"id":32311,"date":"2022-08-05T08:00:00","date_gmt":"2022-08-05T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=32311"},"modified":"2022-08-11T15:45:59","modified_gmt":"2022-08-11T18:45:59","slug":"processos-comunicacao-organizacionais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/processos-comunicacao-organizacionais\/","title":{"rendered":"Os processos de comunica\u00e7\u00e3o organizacionais"},"content":{"rendered":"\n
(Por Ricardo Almeida Abdala, Me)<\/p>\n\n\n\n
Na era da informa\u00e7\u00e3o, os processos organizacionais de comunica\u00e7\u00e3o e decis\u00e3o precisam ser vistos como um ativo que gera conhecimento, inova\u00e7\u00e3o, intera\u00e7\u00e3o social e intelig\u00eancia<\/strong>, tornando-se t\u00e1cita a import\u00e2ncia de reavaliarmos como devem ser os novos processos, quais s\u00e3o as suas caracter\u00edsticas e os tipos de informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias \u00e0s novas formas de intera\u00e7\u00e3o, a fim de que as organiza\u00e7\u00f5es seculares e religiosas, baseadas em novos paradigmas<\/a>, possam inovar e reorientar a sua vis\u00e3o e gest\u00e3o para a sustentabilidade. Neste sentido, devem passar por um processo de readapta\u00e7\u00e3o, agora, ao ambiente do ciberespa\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n As organiza\u00e7\u00f5es s\u00e3o o fruto da intera\u00e7\u00e3o entre prop\u00f3sitos e pessoas<\/strong> de uma determinada comunidade, por isso h\u00e1 uma influ\u00eancia rec\u00edproca entre as organiza\u00e7\u00f5es e o meio onde se inserem. Segundo Sainsaulieu e Kirschner (2006), as organiza\u00e7\u00f5es s\u00e3o uma forma de sociabilidade produzida, transmitida, partilhada e renovada.<\/p>\n\n\n\n Os processos de comunica\u00e7\u00e3o organizacionais interagem com os seus diversos p\u00fablicos: internos e externos, e a din\u00e2mica derivada dessa intera\u00e7\u00e3o<\/strong>, seja no ambiente interno ou externo, traz consigo uma permanente troca de informa\u00e7\u00f5es que refor\u00e7am, alteram ou trazem novos significados para os indiv\u00edduos envolvidos, modificando o seu comportamento. <\/p>\n\n\n\n Este novo processo cognitivo \u00e9 aplicado \u00e0s tomadas de decis\u00e3o e a\u00e7\u00f5es gerando novos conhecimentos, o desenvolvimento das organiza\u00e7\u00f5es e da sociedade, o que traduz a teoria da cria\u00e7\u00e3o do conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997).<\/p>\n\n\n\n As organiza\u00e7\u00f5es nunca vivenciaram um ambiente de tantos desafios como os atuais, pois n\u00e3o basta crescer: o novo desafio \u00e9 sustentar o crescimento dentro de um ambiente altamente competitivo, onde a velocidade das decis\u00f5es e o acesso tempestivo \u00e0s informa\u00e7\u00f5es de qualidade s\u00e3o basais. Ferraz (1999) conceitua competitividade como a capacidade de a empresa formular e implementar estrat\u00e9gias concorrenciais que lhe permitam ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posi\u00e7\u00e3o sustent\u00e1vel<\/strong> no mercado, obrigando as organiza\u00e7\u00f5es a buscarem novas formas<\/strong> de manter tal posi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n A sociedade da informa\u00e7\u00e3o e do conhecimento traz consigo novas necessidades de intera\u00e7\u00e3o e inova\u00e7\u00e3o<\/strong>, e as tecnologias<\/a> de comunica\u00e7\u00e3o emergentes est\u00e3o alimentando as expectativas de participa\u00e7\u00e3o, com a proposta de acesso instant\u00e2neo a informa\u00e7\u00f5es abundantes em qualquer lugar da aldeia global eletr\u00f4nica.<\/p>\n\n\n\n O fato \u00e9 que a maioria das organiza\u00e7\u00f5es que v\u00e3o para o ciberespa\u00e7o, se tornam o \u201ccibercaos\u201d, utilizando in\u00fameras ferramentas de comunica\u00e7\u00e3o <\/strong>de maneira isolada e com prop\u00f3sitos indefinidos: site, Facebook, grupos de WhatsApp, Instagram, Twitter.<\/p>\n\n\n\n No \u00e2mbito da Igreja, o Papa Francisco faz refer\u00eancia \u00e0 Internet, reconhecendo as vantagens das novas tecnologias e admite que, quando usadas corretamente, podem ajudar a construir uma sociedade saud\u00e1vel e aberta<\/strong>. As afirma\u00e7\u00f5es foram feitas quando Francisco se referia ao Dia Mundial da Comunica\u00e7\u00e3o Social da Igreja Cat\u00f3lica.<\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, em uma de suas entrevistas alertou: “as redes sociais podem facilitar as rela\u00e7\u00f5es e promover o bem da sociedade, mas tamb\u00e9m aumentar a polariza\u00e7\u00e3o e divis\u00e3o entre indiv\u00edduos e grupos”<\/em>. Os novos meios de comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o “um presente de Deus que acarreta uma grande responsabilidade”, concluiu o l\u00edder da igreja cat\u00f3lica.<\/p>\n\n\n\n O Pont\u00edfice afirma: \u201ctamb\u00e9m e-mails, SMS<\/em>, Redes Sociais, Chat<\/em> podem ser formas de comunica\u00e7\u00e3o plenamente humanas. N\u00e3o \u00e9 a tecnologia que determina se a comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 aut\u00eantica ou n\u00e3o, mas o cora\u00e7\u00e3o do homem e sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor\u201d (2016).<\/p>\n\n\n\n Um aspecto de destaque no seu pontificado tem sido seu constante incentivo a \u2018Cultura do Encontro\u2019<\/strong> que, segundo ele, \u00e9 chave para os grandes problemas da humanidade. Esse termo \u00e9 frequente nos seus discursos e escritos. A sua recorr\u00eancia serve de ind\u00edcio para nossa hip\u00f3tese de que o magist\u00e9rio do pont\u00edfice favorece a constru\u00e7\u00e3o de uma nova l\u00f3gica dos processos comunicacionais da Igreja<\/strong> e na pr\u00f3pria sociedade.<\/p>\n\n\n\n As tradu\u00e7\u00f5es oficiais disponibilizadas pelo site do Vaticano<\/a> mostram as frases com palavras diferentes, por\u00e9m, no original italiano \u00e9 poss\u00edvel verificar que o Papa fez quest\u00e3o de usar exatamente a mesma frase em suas mensagens<\/a> \u2013 \u201cMi piace definire questo potere della comunicazione come \u2018prossimit\u00e0\u201d<\/em>. Essa interdiscursividade demonstra que Francisco tem muita clareza de onde quer chegar \u2013 fazer com que as pessoas se comuniquem de modo mais pr\u00f3ximo e que mesmo quando se tratar de uma comunica\u00e7\u00e3o mediada pela tecnologia<\/strong>, o fim \u00faltimo seja a aproxima\u00e7\u00e3o que leve ao encontro real, efetivo e afetivo<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Administrador, Mestre em Engenharia de Produ\u00e7\u00e3o com \u00eanfase em Neg\u00f3cios e Marketing.<\/p>\n\n\n\n Fotos: Pixabay<\/em><\/p>\n\n\n\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" (Por Ricardo Almeida Abdala, Me) Gera\u00e7\u00e3o de conhecimento e inova\u00e7\u00e3o, intera\u00e7\u00e3o social e intelig\u00eancia compartilhada Na era da informa\u00e7\u00e3o, os […]<\/p>\nO processo de Comunica\u00e7\u00e3o e sua relev\u00e2ncia<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
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\n\n\n\nSobre o autor (Ricardo Almeida Abdala, Me):<\/em><\/h3>\n\n\n\n
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