{"id":31858,"date":"2022-04-13T08:49:44","date_gmt":"2022-04-13T11:49:44","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=31858"},"modified":"2022-04-20T11:58:25","modified_gmt":"2022-04-20T14:58:25","slug":"meios-para-anunciar-salvacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/meios-para-anunciar-salvacao\/","title":{"rendered":"Meios para anunciar a Salva\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n
(Por Francesca Giani, Dra)<\/p>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o as dificuldades que um instituto religioso enfrenta quando tem que administrar um patrim\u00f4nio imobili\u00e1rio de dimens\u00f5es superiores \u00e0s suas pr\u00f3prias necessidades?<\/strong> <\/p>\n\n\n\n O decl\u00ednio das voca\u00e7\u00f5es, o envelhecimento dos consagrados e as dificuldades para renovar os trabalhos para responder \u00e0s necessidades atuais s\u00e3o raz\u00f5es que afetam o patrim\u00f4nio imobili\u00e1rio<\/a> e que, em parte, s\u00e3o a causa de sua subutiliza\u00e7\u00e3o ou de seu n\u00e3o uso. <\/p>\n\n\n\n Para entender a extens\u00e3o do t\u00f3pico, infelizmente n\u00e3o h\u00e1 dados gerais dispon\u00edveis, fornecidos por diferentes propriet\u00e1rios, e que se constituam em invent\u00e1rios de im\u00f3veis. Gra\u00e7as \u00e0 compara\u00e7\u00e3o dos dados fornecidos pelo Annuarium Statisticum Ecclesiae<\/em> podemos reconstruir a tend\u00eancia de destina\u00e7\u00e3o de uma parte deste patrim\u00f4nio imobili\u00e1rio<\/strong> estudando o n\u00famero de casas de institutos religiosos de direito pontif\u00edcio presentes na It\u00e1lia. <\/p>\n\n\n\n Em 1985 essas casas somavam 17.585 im\u00f3veis, contra o n\u00famero de 10.293 identificados em 2015. Nesses 30 anos, casas de institutos religiosos de direito pontif\u00edcio presentes na It\u00e1lia diminu\u00edram mais de 40%%. 7.292 casas n\u00e3o t\u00eam mais a fun\u00e7\u00e3o de abrigarem comunidades religiosas (essa fun\u00e7\u00e3o cessou para 46% das casas femininas e 25% para as masculinas). Somente em 2014 foram fechadas 289 casas. <\/p>\n\n\n\n Trata-se de um grande conjunto de propriedades que tiveram importante papel de apoio aos religiosos no culto ininterrupto do amor a Deus. \u00c0 presen\u00e7a eclesial<\/strong> somava-se tamb\u00e9m o valor social, consolidado em d\u00e9cadas ou em s\u00e9culos, o que torna tal heran\u00e7a de particular relev\u00e2ncia tamb\u00e9m como bem comum<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n O tema da reutiliza\u00e7\u00e3o de edif\u00edcios dos religiosos tem sido repetidamente objeto da aten\u00e7\u00e3o do Pont\u00edfice. Em Carta Apost\u00f3lica de 21 de novembro de 2014 a todos os consagrados, o Papa Francisco, entre as expectativas para o ano de vida consagrada, dizia: <\/p>\n\n\n\n “Espero de voc\u00eas gestos concretos de acolhida aos refugiados, de aproxima\u00e7\u00e3o com os pobres, de criatividade na catequese, no an\u00fancio do Evangelho e na inicia\u00e7\u00e3o para a vida de ora\u00e7\u00e3o. Como resultado, espero que as estruturas sejam simplificadas, e que se possa reutilizar os grandes im\u00f3veis a favor de obras que sejam mais receptivas \u00e0s necessidades atuais de evangeliza\u00e7\u00e3o e de caridade, e que se possa adaptar o trabalho \u00e0s novas necessidades”<\/em>. <\/p><\/blockquote>\n\n\n\n Que dificuldades uma institui\u00e7\u00e3o religiosa encontra quando deve gerenciar um im\u00f3vel <\/strong>de dimens\u00f5es que excedem suas necessidades? E como se pode implementar o que foi solicitado pelo Papa<\/a>? Existem duas grandes dificuldades na \u00e1rea da reorganiza\u00e7\u00e3o e gest\u00e3o de ativos imobili\u00e1rios<\/a><\/strong> dos religiosos. A primeira \u00e9 a tenta\u00e7\u00e3o de n\u00e3o decidir. Quem tem a responsabilidade de governar pode ser tentado pelo medo, como aconteceu com o \u00faltimo dos servos, na par\u00e1bola dos talentos. O risco \u00e9 que esse talento fique soterrado: neste caso, \u00e9 o im\u00f3vel que permanece “congelado”. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 uma atitude que pode ser gerada por causas diversas, desde a falta de recursos humanos adequados dentro da institui\u00e7\u00e3o, e tamb\u00e9m fora da mesma, at\u00e9 algu\u00e9m que saiba como tornar frut\u00edfero um capital imobilizado<\/strong>, muitas vezes sem liquidez imediata. Em alguns casos \u00e9 a n\u00e3o-unanimidade dos conselheiros que impede a decis\u00e3o. Em outros \u00e9 a dificuldade em compreender a realidade dos tempos atuais e as consequentes mudan\u00e7as necess\u00e1rias que essa realidade implica. <\/p>\n\n\n\n Por exemplo, continua-se a viver em Conventos que, antes, recebiam muitos religiosos, enquanto hoje a presen\u00e7a \u00e9 reduzida a poucas pessoas. Grandes \u00e1reas per capita<\/em> podem colocar os religiosos em uma condi\u00e7\u00e3o de habita\u00e7\u00e3o de qualidade superior \u00e0quela do cidad\u00e3o comum, projetando sombras sobre o princ\u00edpio da pobreza evang\u00e9lica e escandalizando aqueles que n\u00e3o conseguem ter um lar. <\/p>\n\n\n\n A segunda tenta\u00e7\u00e3o \u00e9 a de fazer escolhas parciais, sem antes ter feito um discernimento apropriado quanto ao futuro da entidade. A gest\u00e3o de ativos imobili\u00e1rios eclesi\u00e1sticos <\/strong>deve ser iluminada pela consci\u00eancia do que Deus pede, neste tempo e lugar, ao instituto religioso. <\/p>\n\n\n\n A partir disso, fazemos as escolhas de gerenciamento de ativos, ou seja, o conjunto de estrat\u00e9gias e atividades destinadas, neste caso, \u00e0 concretiza\u00e7\u00e3o dos fins institucionais da Igreja e dos carismas particulares dos entes propriet\u00e1rios, atrav\u00e9s da gest\u00e3o do patrim\u00f4nio imobili\u00e1rio<\/a> (transforma\u00e7\u00e3o de uso, aliena\u00e7\u00e3o, requalifica\u00e7\u00e3o dos ativos imobili\u00e1rios, seu fracionamento, etc). <\/p>\n\n\n\n Portanto, \u00e9 necess\u00e1rio ler os sinais dos tempos e ter claro como articular o pr\u00f3prio carisma<\/strong> com a contemporaneidade<\/strong>, mantendo-se aberto ao Esp\u00edrito. O risco<\/a> \u00e9 de se atuar apenas em casos individuais e n\u00e3o em todo o sistema, talvez sem clareza quanto ao objetivo da sustentabilidade global, e visando \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o do existente, continuando uma tradi\u00e7\u00e3o hoje insustent\u00e1vel<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n IHS, Iesus Hominum Salvator<\/em>, \u00e9 o Cristograma que encontramos sobre as portas de muitos edif\u00edcios na pen\u00ednsula. Ele nos lembra que mesmo os mais importantes trabalhos das m\u00e3os do homem s\u00e3o apenas ferramentas para testemunhar que Jesus \u00e9 o Salvador dos homens. <\/p>\n\n\n\n O trigrama IHS confirma que os bens temporais da Igreja subsistem a fim de alcan\u00e7ar os fins que a eles s\u00e3o apropriados, como relatado no Livro V<\/a> do C\u00f3digo de Direito Can\u00f4nico<\/a>, ao qual \u00e9 adicionado, para o religioso, o crit\u00e9rio supremo do conselho evang\u00e9lico da pobreza. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o obstante que esse gerenciamento de ativos imobili\u00e1rios de institutos religiosos seja complexo e requeira crit\u00e9rios, responsabilidade e coragem<\/strong>, \u00e9 poss\u00edvel que essas propriedades continuem a ser uma ferramenta de testemunho Crist\u00e3o at\u00e9 hoje. <\/p>\n\n\n\n Arquiteta da Funda\u00e7\u00e3o Summa Humanitate e Doutora do Departamento de Engenharia Civil, Edifica\u00e7\u00f5es e Ambiental da Universidade La Sapienza, de Roma.<\/p>\n\n\n\nUso de im\u00f3veis dos religiosos<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Oportunidade de discernimento<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
Im\u00f3veis e testemunho crist\u00e3o<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n
[Continua]<\/em><\/h4>\n\n\n\n
\n\n\n\nSobre a autora (Francesca Giani, Dra):<\/em><\/h4>\n\n\n\n
\n\n\n\n<\/figure>