{"id":31342,"date":"2022-01-18T15:11:38","date_gmt":"2022-01-18T18:11:38","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=31342"},"modified":"2023-02-02T15:43:39","modified_gmt":"2023-02-02T18:43:39","slug":"perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","title":{"rendered":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas"},"content":{"rendered":"\t\t
<\/p>\n
(Por Dr. Sebasti\u00e3o Castro)<\/i><\/strong><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Grande parcela dos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil<\/strong> tem enfrentado, com certa perplexidade, o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero<\/strong> de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Em nosso processo de consultoria<\/a>, ao desenharmos os gr\u00e1ficos do n\u00famero de alunos matriculados nos \u00faltimos 10 ou 5 anos, quase sempre nos deparamos com tais perdas, mostrando uma tend\u00eancia.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Ao refletirmos sobre a quest\u00e3o, com os col\u00e9gios clientes, ouvimos raz\u00f5es, apontadas para as perdas de alunos<\/a>, bastante discrepantes entre si: crise econ\u00f4mica do pa\u00eds, aumento da concorr\u00eancia, empobrecimento das fam\u00edlias, marketing \u201cagressivo\u201d e nada \u00e9tico de concorrentes, etc.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Todos esses fatores certamente desempenham importante papel na queda do n\u00famero de alunos matriculados. No entanto \u2013 observem! – todos esses aspectos s\u00e3o externos aos col\u00e9gios e, portanto, de dif\u00edcil controle, por cada escola. As diversas vari\u00e1veis internas<\/strong> envolvidas com essa quest\u00e3o, entretanto, nem sempre s\u00e3o reconhecidas ou mencionadas.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O objetivo deste artigo \u00e9, pois, abordar e discutir pelo menos algumas dessas vari\u00e1veis, essas, sim, pass\u00edveis de controle por cada col\u00e9gio, j\u00e1 que est\u00e3o dentro do seu \u00e2mbito gerencial.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A emerg\u00eancia do concorrente laico, especialmente a partir da d\u00e9cada de 60 do s\u00e9culo passado, passou a representar amea\u00e7a e, concretamente, subtraiu alunos da escola cat\u00f3lica<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n No panorama pol\u00edtico e econ\u00f4mico liberal o ensino \u00e9 visto como mercadoria. Como tal, est\u00e1 sujeito a transa\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas diversas. As quest\u00f5es essenciais da educa\u00e7\u00e3o formal \u2013 valores, princ\u00edpios, rela\u00e7\u00f5es humanas, calor humano<\/strong> \u2013 s\u00e3o desidratadas, tornando-se espectrais apenas, e instrumentalizadas pelo marketing, num grande \u201cfaz de conta\u201d.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A educa\u00e7\u00e3o deixa de ser um campo de constru\u00e7\u00e3o da pessoa<\/strong>, de forma\u00e7\u00e3o plena e integral, como defendido pelas escolas cat\u00f3licas, e se reduz a \u201censino\u201d, capturado pela vis\u00e3o econ\u00f4mica prevalente, e reduzido \u00e0 transmiss\u00e3o de conte\u00fados<\/strong>, notadamente os que orbitam o pensamento econ\u00f4mico. Esse \u201cesvaziamento da ess\u00eancia\u201d reduz custos, simplifica e otimiza processos e opera\u00e7\u00f5es, instrumentaliza educadores e \u00e9 \u201cembalado\u201d como produto \u201cclean<\/em>\u201d e \u201cfit<\/em>\u201d, a ser consumido de modo ass\u00e9ptico e acr\u00edtico.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Esse \u201cproduto higienizado\u201d \u00e9 que \u00e9 \u201cvendido\u201d, hoje, por boa parcela dos grandes grupos educacionais. Seu poder de fogo, no entanto, \u00e9 muito forte e preciso. Em outras palavras, \u00e9 um \u201csucesso de vendas\u201d. Esses s\u00e3o os maiores concorrentes da escola cat\u00f3lica e tendem a se tornar desafios cada vez mais relevantes para ela.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O concorrente<\/strong> investe fortemente na sua imagem, uma vez que vivemos uma cultura cada vez mais imag\u00e9tica. Os pr\u00e9dios escolares s\u00e3o novos ou bem restaurados; a ilumina\u00e7\u00e3o \u00e9 farta e bem pensada; os banheiros s\u00e3o claros e modernos; a recep\u00e7\u00e3o \u00e9 bem iluminada, com design bonito e at\u00e9 arrojado; as salas de aula s\u00e3o climatizadas, claras, com muita tecnologia<\/a>, m\u00f3veis e professores \u201cdescolados\u201d; a cantina \u00e9 trabalhada como pra\u00e7a de alimenta\u00e7\u00e3o; a biblioteca \u00e9 cada vez mais digital, com boas mesas de estudo e bibliotec\u00e1ria sorridente. H\u00e1 tablets, wifi<\/em> para alunos, parceiros educacionais \u201cmodernos\u201d. Os p\u00e1tios, quando os h\u00e1, s\u00e3o limpos, com artefatos coloridos, jardins desenhados, bastante cimento nos pisos, \u00e1reas de \u201cconviv\u00eancia\u201d.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Mas o concorrente tamb\u00e9m investe muito no ensino<\/strong>! Contrata jovens e bons professores, e t\u00e9cnicos educacionais, eficientes e simp\u00e1ticos; as aulas s\u00e3o muito bem dadas, com tecnologia de ponta<\/a> como apoio ao professor, sempre que poss\u00edvel, horista; o concorrente produz seu pr\u00f3prio material did\u00e1tico, quase sempre muito bem editorado e escrito; \u201cotimizando\u201d, usa seu pr\u00f3prio material e o vende, muito bem, a muitas outras redes, inclusive, cat\u00f3licas; investe pesado em forma\u00e7\u00e3o dos educadores, do pessoal administrativo, da recep\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n E, ao contr\u00e1rio de muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos<\/strong>, o concorrente d\u00e1 grande import\u00e2ncia \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o e ao Marketing! Conta com profissionais de alto quilate, ag\u00eancias muito competentes, cria\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o esmeradas! Tamb\u00e9m possui equipes de vendas profissionais! Pre\u00e7os (nem sempre baixos!) mas estrat\u00e9gias muito convidativas. Esfor\u00e7os de venda concentrados, massivos, em perfeita sintonia com as \u00e1reas de Comunica\u00e7\u00e3o e Marketing<\/a>.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O concorrente tamb\u00e9m se une a outros interessados, e constroem, juntos, estrat\u00e9gias eficientes de lobby<\/em>, tanto junto ao governo quanto junto a outros players<\/em>[1]<\/a> do mercado. Os lobbies<\/em> buscam, evidentemente, \u201cadequar\u201d a legisla\u00e7\u00e3o e as pol\u00edticas p\u00fablicas<\/strong> \u00e0s necessidades e vontades desses grupos educacionais.<\/p> Isso \u00e9 feito via investimentos em \u201cfazer\u201d deputados e senadores, indicar ou determinar ocupantes de altos cargos nos minist\u00e9rios afetos ao setor educacional, criar e manter \u201cboas rela\u00e7\u00f5es\u201d com a imprensa e com outros formadores de opini\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n O concorrente estabelece, assim, em todas as frentes, campos de atua\u00e7\u00e3o harmonizados e concertados entre si, tornando-se \u201cfalanges\u201d quase invenc\u00edveis. Claro est\u00e1, o interesse primordial \u00e9 o lucro dos acionistas<\/strong>. O ensino \u00e9 um produto, como a cerveja, como o ketchup ou outro item qualquer. E, como j\u00e1 ressaltado, muito bem embalado e vendido. <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n [1]<\/a> Grupos que atuam, de forma competente, em segmentos espec\u00edficos e crescentes do mercado.<\/em><\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n<\/div>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Foto: Pixabay<\/i><\/p> <\/p>\n <\/p>\n <\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":" (Por Dr. Sebasti\u00e3o Castro) Introdu\u00e7\u00e3o Grande parcela dos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil tem enfrentado, com certa perplexidade, o fen\u00f4meno de […]<\/p>\nIntrodu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n
Vari\u00e1veis externas e sua rela\u00e7\u00e3o com os col\u00e9gios<\/strong><\/h2>\n
O perfil do concorrente<\/strong><\/h3>\n
<\/figure>\n<\/div>\n
[Continua]<\/i><\/strong><\/h4>\n
\n
\nEste e outros artigos est\u00e3o na nossa <\/strong>
Revista VERTENTES<\/a>!<\/strong><\/h4>\n
\n
<\/p>\n