{"id":31342,"date":"2022-01-18T15:11:38","date_gmt":"2022-01-18T18:11:38","guid":{"rendered":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/?p=31342"},"modified":"2023-02-02T15:43:39","modified_gmt":"2023-02-02T18:43:39","slug":"perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","title":{"rendered":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas"},"content":{"rendered":"\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t
\n\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t
\n\t\t\t\t
\n\t\t\t\t\t\t\t

<\/p>\n

(Por Dr. Sebasti\u00e3o Castro)<\/i><\/strong><\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Introdu\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h2>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Grande parcela dos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil<\/strong> tem enfrentado, com certa perplexidade, o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero<\/strong> de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Em nosso processo de consultoria<\/a>, ao desenharmos os gr\u00e1ficos do n\u00famero de alunos matriculados nos \u00faltimos 10 ou 5 anos, quase sempre nos deparamos com tais perdas, mostrando uma tend\u00eancia.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Ao refletirmos sobre a quest\u00e3o, com os col\u00e9gios clientes, ouvimos raz\u00f5es, apontadas para as perdas de alunos<\/a>, bastante discrepantes entre si: crise econ\u00f4mica do pa\u00eds, aumento da concorr\u00eancia, empobrecimento das fam\u00edlias, marketing \u201cagressivo\u201d e nada \u00e9tico de concorrentes, etc.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Todos esses fatores certamente desempenham importante papel na queda do n\u00famero de alunos matriculados. No entanto \u2013 observem! –  todos esses aspectos s\u00e3o externos aos col\u00e9gios e, portanto, de dif\u00edcil controle, por cada escola. As diversas vari\u00e1veis internas<\/strong> envolvidas com essa quest\u00e3o, entretanto, nem sempre s\u00e3o reconhecidas ou mencionadas.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

O objetivo deste artigo \u00e9, pois, abordar e discutir pelo menos algumas dessas vari\u00e1veis, essas, sim, pass\u00edveis de controle por cada col\u00e9gio, j\u00e1 que est\u00e3o dentro do seu \u00e2mbito gerencial.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Vari\u00e1veis externas e sua rela\u00e7\u00e3o com os col\u00e9gios<\/strong><\/h2>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

O perfil do concorrente<\/strong><\/h3>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

A emerg\u00eancia do concorrente laico, especialmente a partir da d\u00e9cada de 60 do s\u00e9culo passado, passou a representar amea\u00e7a e, concretamente, subtraiu alunos da escola cat\u00f3lica<\/a>.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

No panorama pol\u00edtico e econ\u00f4mico liberal o ensino \u00e9 visto como mercadoria. Como tal, est\u00e1 sujeito a transa\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas diversas. As quest\u00f5es essenciais da educa\u00e7\u00e3o formal \u2013 valores, princ\u00edpios, rela\u00e7\u00f5es humanas, calor humano<\/strong> \u2013 s\u00e3o desidratadas, tornando-se espectrais apenas, e instrumentalizadas pelo marketing, num grande \u201cfaz de conta\u201d.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

A educa\u00e7\u00e3o deixa de ser um campo de constru\u00e7\u00e3o da pessoa<\/strong>, de forma\u00e7\u00e3o plena e integral, como defendido pelas escolas cat\u00f3licas, e se reduz a \u201censino\u201d, capturado pela vis\u00e3o econ\u00f4mica prevalente, e reduzido \u00e0 transmiss\u00e3o de conte\u00fados<\/strong>, notadamente os que orbitam o pensamento econ\u00f4mico. Esse \u201cesvaziamento da ess\u00eancia\u201d reduz custos, simplifica e otimiza processos e opera\u00e7\u00f5es, instrumentaliza educadores e \u00e9 \u201cembalado\u201d como produto \u201cclean<\/em>\u201d e \u201cfit<\/em>\u201d, a ser consumido de modo ass\u00e9ptico e acr\u00edtico.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Esse \u201cproduto higienizado\u201d \u00e9 que \u00e9 \u201cvendido\u201d, hoje, por boa parcela dos grandes grupos educacionais. Seu poder de fogo, no entanto, \u00e9 muito forte e preciso. Em outras palavras, \u00e9 um \u201csucesso de vendas\u201d. Esses s\u00e3o os maiores concorrentes da escola cat\u00f3lica e tendem a se tornar desafios cada vez mais relevantes para ela.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

O concorrente<\/strong> investe fortemente na sua imagem, uma vez que vivemos uma cultura cada vez mais imag\u00e9tica. Os pr\u00e9dios escolares s\u00e3o novos ou bem restaurados; a ilumina\u00e7\u00e3o \u00e9 farta e bem pensada; os banheiros s\u00e3o claros e modernos; a recep\u00e7\u00e3o \u00e9 bem iluminada, com design bonito e at\u00e9 arrojado; as salas de aula s\u00e3o climatizadas, claras, com muita tecnologia<\/a>, m\u00f3veis e professores \u201cdescolados\u201d; a cantina \u00e9 trabalhada como pra\u00e7a de alimenta\u00e7\u00e3o; a biblioteca \u00e9 cada vez mais digital, com boas mesas de estudo e bibliotec\u00e1ria sorridente. H\u00e1 tablets, wifi<\/em> para alunos, parceiros educacionais \u201cmodernos\u201d. Os p\u00e1tios, quando os h\u00e1, s\u00e3o limpos, com artefatos coloridos, jardins desenhados, bastante cimento nos pisos, \u00e1reas de \u201cconviv\u00eancia\u201d.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Mas o concorrente tamb\u00e9m investe muito no ensino<\/strong>! Contrata jovens e bons professores, e t\u00e9cnicos educacionais, eficientes e simp\u00e1ticos; as aulas s\u00e3o muito bem dadas, com tecnologia de ponta<\/a> como apoio ao professor, sempre que poss\u00edvel, horista; o concorrente produz seu pr\u00f3prio material did\u00e1tico, quase sempre muito bem editorado e escrito; \u201cotimizando\u201d, usa seu pr\u00f3prio material e o vende, muito bem, a muitas outras redes, inclusive, cat\u00f3licas; investe pesado em forma\u00e7\u00e3o dos educadores, do pessoal administrativo, da recep\u00e7\u00e3o, etc.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

\n
\"cadeiras<\/figure>\n<\/div>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

E, ao contr\u00e1rio de muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos<\/strong>, o concorrente d\u00e1 grande import\u00e2ncia \u00e0 Comunica\u00e7\u00e3o e ao Marketing! Conta com profissionais de alto quilate, ag\u00eancias muito competentes, cria\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o esmeradas! Tamb\u00e9m possui equipes de vendas profissionais! Pre\u00e7os (nem sempre baixos!) mas estrat\u00e9gias muito convidativas. Esfor\u00e7os de venda concentrados, massivos, em perfeita sintonia com as \u00e1reas de Comunica\u00e7\u00e3o e Marketing<\/a>.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

O concorrente tamb\u00e9m se une a outros interessados, e constroem, juntos, estrat\u00e9gias eficientes de lobby<\/em>, tanto junto ao governo quanto junto a outros players<\/em>[1]<\/a> do mercado. Os lobbies<\/em> buscam, evidentemente, \u201cadequar\u201d a legisla\u00e7\u00e3o e as pol\u00edticas p\u00fablicas<\/strong> \u00e0s necessidades e vontades desses grupos educacionais.<\/p>

Isso \u00e9 feito via investimentos em \u201cfazer\u201d deputados e senadores, indicar ou determinar ocupantes de altos cargos nos minist\u00e9rios afetos ao setor educacional, criar e manter \u201cboas rela\u00e7\u00f5es\u201d com a imprensa e com outros formadores de opini\u00e3o.<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

O concorrente estabelece, assim, em todas as frentes, campos de atua\u00e7\u00e3o harmonizados e concertados entre si, tornando-se \u201cfalanges\u201d quase invenc\u00edveis. Claro est\u00e1, o interesse primordial \u00e9 o lucro dos acionistas<\/strong>. O ensino \u00e9 um produto, como a cerveja, como o ketchup ou outro item qualquer. E, como j\u00e1 ressaltado, muito bem embalado e vendido. <\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

[Continua]<\/i><\/strong><\/h4>\n

<\/p>\n

<\/p>\n


\n

<\/p>\n

<\/p>\n

[1]<\/a> Grupos que atuam, de forma competente, em segmentos espec\u00edficos e crescentes do mercado.<\/em><\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n


\n

<\/p>\n

<\/p>\n

\n

<\/p>\n

Leia na \u00edntegra. Clique aqui!<\/strong><\/a><\/div>\n

<\/p>\n<\/div>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Este e outros artigos est\u00e3o na nossa <\/strong>
Revista VERTENTES<\/a>!<\/strong><\/h4>\n

<\/p>\n

<\/p>\n


\n

<\/p>\n

<\/p>\n

Foto: Pixabay<\/i><\/p>


<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\n

<\/p>\t\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/section>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

(Por Dr. Sebasti\u00e3o Castro) Introdu\u00e7\u00e3o Grande parcela dos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil tem enfrentado, com certa perplexidade, o fen\u00f4meno de […]<\/p>\n

Leia mais…<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":31345,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":"","footnotes":""},"categories":[6],"tags":[285,382,388,386,384,267,389,270,276,380,387,266,383,381,351,385],"class_list":["post-31342","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","tag-axisinstituto","tag-colegioscatolicos","tag-comunicacao","tag-concorrente","tag-consultoria","tag-educacao-2","tag-educacional","tag-ensino","tag-escolas","tag-escolascatolicas","tag-marketing","tag-perdadealunos","tag-quedaalunos","tag-salavazia","tag-tecnologia","tag-variaveis"],"yoast_head":"\nPerda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Blog Axis Instituto\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-01-18T18:11:38+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2023-02-02T18:43:39+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1280\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"960\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\"},\"author\":{\"name\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227\"},\"headline\":\"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas\",\"datePublished\":\"2022-01-18T18:11:38+00:00\",\"dateModified\":\"2023-02-02T18:43:39+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\"},\"wordCount\":907,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg\",\"keywords\":[\"axisinstituto\",\"col\u00e9gioscat\u00f3licos\",\"comunica\u00e7\u00e3o\",\"concorrente\",\"consultoria\",\"educacao\",\"educacional\",\"ensino\",\"escolas\",\"escolascat\u00f3licas\",\"marketing\",\"perdadealunos\",\"quedaalunos\",\"salavazia\",\"tecnologia\",\"variaveis\"],\"articleSection\":[\"Artigos\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\",\"name\":\"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg\",\"datePublished\":\"2022-01-18T18:11:38+00:00\",\"dateModified\":\"2023-02-02T18:43:39+00:00\",\"description\":\"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg\",\"width\":1280,\"height\":960,\"caption\":\"sala aula vazia perda alunos escolas\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\",\"name\":\"Blog Axis Instituto\",\"description\":\"Consultoria e Gest\u00e3o para Entidades Confessionais\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":{\"@type\":\"PropertyValueSpecification\",\"valueRequired\":true,\"valueName\":\"search_term_string\"}}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization\",\"name\":\"Axis Instituto\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png\",\"width\":205,\"height\":125,\"caption\":\"Axis Instituto\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/\",\"https:\/\/www.instagram.com\/grupoaxisinstituto\/\",\"https:\/\/www.linkedin.com\/company\/instituto-axis-sociedade-simples\",\"http:\/\/youtube.com.br\/AxisInstituto\"]},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227\",\"name\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Comunica\u00e7\u00e3o Axis\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/author\/karina-axis\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto","description":"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto","og_description":"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.","og_url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","og_site_name":"Blog Axis Instituto","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/","article_published_time":"2022-01-18T18:11:38+00:00","article_modified_time":"2023-02-02T18:43:39+00:00","og_image":[{"width":1280,"height":960,"url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/"},"author":{"name":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227"},"headline":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas","datePublished":"2022-01-18T18:11:38+00:00","dateModified":"2023-02-02T18:43:39+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/"},"wordCount":907,"publisher":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg","keywords":["axisinstituto","col\u00e9gioscat\u00f3licos","comunica\u00e7\u00e3o","concorrente","consultoria","educacao","educacional","ensino","escolas","escolascat\u00f3licas","marketing","perdadealunos","quedaalunos","salavazia","tecnologia","variaveis"],"articleSection":["Artigos"],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/","name":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas | Blog Axis Instituto","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg","datePublished":"2022-01-18T18:11:38+00:00","dateModified":"2023-02-02T18:43:39+00:00","description":"Muitos col\u00e9gios cat\u00f3licos do Brasil t\u00eam enfrentado o fen\u00f4meno de queda do n\u00famero de alunos matriculados, ano ap\u00f3s ano. Conhe\u00e7a as vari\u00e1veis.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2022\/01\/sala_vazia_escola.jpg","width":1280,"height":960,"caption":"sala aula vazia perda alunos escolas"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/perda-alunos-escolas-catolicas-variaveis\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Perda de alunos nas escolas cat\u00f3licas: algumas vari\u00e1veis explicativas"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#website","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/","name":"Blog Axis Instituto","description":"Consultoria e Gest\u00e3o para Entidades Confessionais","publisher":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/?s={search_term_string}"},"query-input":{"@type":"PropertyValueSpecification","valueRequired":true,"valueName":"search_term_string"}}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#organization","name":"Axis Instituto","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png","contentUrl":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2016\/06\/logo-axis.png","width":205,"height":125,"caption":"Axis Instituto"},"image":{"@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/logo\/image\/"},"sameAs":["https:\/\/www.facebook.com\/axisinstituto\/","https:\/\/www.instagram.com\/grupoaxisinstituto\/","https:\/\/www.linkedin.com\/company\/instituto-axis-sociedade-simples","http:\/\/youtube.com.br\/AxisInstituto"]},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/6b94af054081abcc7f71c030491c5227","name":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/pt\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b1f3efdaf7c3d3a554ca40f09f477b89?s=96&d=mm&r=g","caption":"Comunica\u00e7\u00e3o Axis"},"sameAs":["https:\/\/www.axisinstituto.com.br"],"url":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/author\/karina-axis\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31342"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=31342"}],"version-history":[{"count":13,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31342\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":33721,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/31342\/revisions\/33721"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media\/31345"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=31342"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=31342"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=31342"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}