{"id":29092,"date":"2016-11-04T15:39:09","date_gmt":"2016-11-04T17:39:09","guid":{"rendered":"http:\/\/www.axisinstituto.com.br\/?p=29092"},"modified":"2016-11-04T15:39:09","modified_gmt":"2016-11-04T17:39:09","slug":"artigo-conflitos-e-verdades-pelo-arcebispo-de-bh","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/artigo-conflitos-e-verdades-pelo-arcebispo-de-bh\/","title":{"rendered":"Artigo: Conflitos e verdades (pelo Arcebispo de BH)"},"content":{"rendered":"
Os processos de defini\u00e7\u00e3o de prioridades, particularmente aqueles que podem promover as mudan\u00e7as necess\u00e1rias na vida social e pol\u00edtica do povo, s\u00e3o complexos. Assim, n\u00e3o basta agarrar-se a posi\u00e7\u00f5es – dizendo-se ser contra ou a favor de algo -, \u00e9 preciso dialogar para se aproximar da verdade. Trata-se de exerc\u00edcio racional e espiritual que requer redobrada aten\u00e7\u00e3o de todos, com o objetivo de superar conflitos que sempre se desdobram em preju\u00edzos. Males que incluem as guerras, disputas ferrenhas pelo poder e as escolhas que privilegiam poucos, consolidando a injusti\u00e7a contra os pobres. Nessa tarefa, indispens\u00e1vel \u00e9 avaliar o lugar que se ocupa e, ao mesmo tempo, se perceber no lugar do outro, principalmente dos exclu\u00eddos da sociedade. Ignorar essa atitude \u00e9 perpetuar uma organiza\u00e7\u00e3o societ\u00e1ria que desconsidera o abismo crescente entre ricos e pobres, os que podem muito e os que nada podem.<\/p>\n
Sem o processo dialogal e interpretativo, \u00e0 luz de regras, leis, normas culturais e morais, continuar\u00e3o a proliferar, em todas as regi\u00f5es do mundo, conflitos motivados pela diferen\u00e7a entre povos, culturas e religi\u00f5es. Buscar o bem comum h\u00e1 de ser fundamento para a formula\u00e7\u00e3o de ju\u00edzos, escolhas e defini\u00e7\u00e3o de prioridades. Para isso, exige-se o reconhecimento de barreiras psicol\u00f3gico-afetivas e de tantas outras, fundamentadas nas vis\u00f5es de mundo individuais, e super\u00e1-las com o objetivo de se alcan\u00e7ar o bem maior. Constituem-se grandes obst\u00e1culos, na busca pela verdade, os conflitos que adv\u00eam do \u00e2mbito da pol\u00edtica partid\u00e1ria, eivado por projetos de poder que, quase sempre, se alicer\u00e7am no interesse individual, familiar ou de pequenas oligarquias. Esse contexto do ambiente pol\u00edtico traz consequ\u00eancias graves, pois favorece a perda de foco e de clarivid\u00eancia na identifica\u00e7\u00e3o do que, de fato, merece ser prioridade. N\u00e3o raramente, induz a um tipo de vis\u00e3o que se restringe ao \u201cretrovisor\u201d, desconsiderando a amplitude de todo o \u201cpainel\u201d.<\/p>\n
Consolida-se, assim, a perversa din\u00e2mica que gera a elitiza\u00e7\u00e3o, uma enfermidade verificada em diferentes \u00e1reas – inclusive na religiosa – que se torna ainda mais grave quando \u00e9 acompanhada pela mediocridade. A mediocridade, ao emoldurar a vida das pessoas, inviabiliza o surgimento de novos l\u00edderes capacitados para conduzir a sociedade, as institui\u00e7\u00f5es e seus funcionamentos rumo a horizontes mais promissores. O planeta sofre com as consequ\u00eancias, que incluem o crescimento do \u00f3dio entre as pessoas, cen\u00e1rios desoladores marcados pelo grande contingente de refugiados, de pessoas famintas e amedrontadas. Somente as dimens\u00f5es t\u00e9cnica e tecnol\u00f3gica n\u00e3o bastam para superar tudo isso. \u00c9 necess\u00e1rio um novo passo que exige a constru\u00e7\u00e3o – pessoal e coletiva – de uma envergadura espiritual, humana e moral: a compet\u00eancia human\u00edstica.<\/p>\n
Essa compet\u00eancia \u00e9 alicerce para avan\u00e7os, vetor determinante nos di\u00e1logos que geram entendimentos e promovem a sensibilidade social – fortalecendo a solidariedade entre pessoas, povos e na\u00e7\u00f5es.\u00a0 Tamb\u00e9m possibilita a permanente autocr\u00edtica, tarefa que dissipa as escolas alimentadoras de arca\u00edsmos pol\u00edticos, religiosos e de tantas outras naturezas. Por isso mesmo, deve ser sempre prioridade o investimento, de muitas formas e por parte de todos os segmentos da sociedade, no cultivo de uma sensibilidade capaz de superar selvagerias e indiferen\u00e7as.<\/p>\n
Desconsiderar essa urg\u00eancia levar\u00e1 a sociedade a conviver com gente desempenhando pap\u00e9is que n\u00e3o s\u00e3o seus, sem compet\u00eancia, multiplicando desorienta\u00e7\u00f5es. E no lugar dos di\u00e1logos, haver\u00e1 sempre arenas de gladiadores que derramam at\u00e9 suas \u00faltimas gotas de sangue.<\/p>\n
Maior que a crise financeira, pol\u00edtica e tantas outras \u00e9 a crise human\u00edstica, fruto da car\u00eancia de nobres valores, a exemplo dos que s\u00e3o partilhados no Evangelho de Jesus Cristo. As consequ\u00eancias s\u00e3o oportunidades perdidas em um contexto de grandes desenvolvimentos alicer\u00e7ados na intelig\u00eancia humana. Todos devem cultivar, inadiavelmente, a compet\u00eancia human\u00edstica para superar conflitos e reconhecer a verdade. Assim, ser\u00e1 poss\u00edvel viver um tempo novo na hist\u00f3ria da civiliza\u00e7\u00e3o.<\/p><\/div>\n
As din\u00e2micas de constru\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o da sociedade est\u00e3o inseridas nas tens\u00f5es entre conflitos e verdades, de modo semelhante ao […]<\/p>\n