{"id":28736,"date":"2016-09-30T08:40:06","date_gmt":"2016-09-30T11:40:06","guid":{"rendered":"http:\/\/www.axisinstituto.com.br\/?p=28736"},"modified":"2022-01-18T15:55:09","modified_gmt":"2022-01-18T18:55:09","slug":"desenvolver-pessoas-comprometidas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.axisinstituto.com.br\/blog\/desenvolver-pessoas-comprometidas\/","title":{"rendered":"Desenvolva uma equipe comprometida e fortalecida por uma lideran\u00e7a partilhada"},"content":{"rendered":"\n
(Por: Dr. Sebasti\u00e3o V. Castro<\/strong>)<\/p>\n\n\n\n O fito maior de um trabalho de gest\u00e3o de pessoas<\/a> bem urdido pode ser visto como o desenvolvimento e o fortalecimento da coes\u00e3o grupal, por conta dos desdobramentos da\u00ed advindos. Esta \u00e9 o ligante que atua na g\u00eanese e como mola propulsora de uma boa equipe. Uma equipe coesa<\/strong>, imbu\u00edda do carisma, dos valores e princ\u00edpios da Igreja, torna-se comprometida com a miss\u00e3o<\/strong> e dar\u00e1 o seu melhor para a consecu\u00e7\u00e3o dos objetivos institucionais.<\/p>\n\n\n\n Examinemos melhor alguns dos elementos presentes nas assertivas acima.<\/p>\n\n\n\n Coes\u00e3o grupal<\/strong> pode ser entendida como um encontro de subjetividades, atrav\u00e9s do compartilhamento de elementos culturais, de cren\u00e7as e de vontades, dispostos de modo congruente e orientados para objetivos comuns. Assim, conhecer, explicitar e convidar os membros de um grupo \u00e0 partilha de tais elementos exerce papel angular na constitui\u00e7\u00e3o e no fortalecimento da coes\u00e3o entre os sujeitos de um coletivo<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Para conhecer tais elementos culturais, cren\u00e7as e valores dos diversos sujeitos, a lideran\u00e7a precisa<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n De modo oposto, o sil\u00eancio, a repress\u00e3o, a pressa, o medo imposto e prevalente no grupo, tudo leva a um desgoverno das rela\u00e7\u00f5es e ao esgar\u00e7amento da coes\u00e3o. Criar coes\u00e3o demanda, de parte da lideran\u00e7a e da pr\u00f3pria equipe, paci\u00eancia, coer\u00eancia entre atos e discursos<\/a>, bons exemplos, al\u00e9m de rela\u00e7\u00f5es genu\u00ednas entre l\u00edder e grupo.<\/p>\n\n\n\n Equipe ou time<\/strong> \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o de um grupo de pessoas que trabalham juntas. Quando encetam trabalhos conjuntos, de modo sin\u00e9rgico e sint\u00f4nico, quando constroem vontades comuns em torno de objetivos institucionais, quando se movem de forma harm\u00f4nica, respeitando os espa\u00e7os do outro, mas somando-se a cada outro, a\u00ed se tem a equipe constitu\u00edda. Essa ser\u00e1 t\u00e3o mais eficaz quanto maior for a coes\u00e3o interna e quanto melhor for a clareza quanto ao que deve ser vivido e realizado, concretizando o \u201csair em miss\u00e3o\u201d.[2]<\/p>\n\n\n\n \u00c9 papel prec\u00edpuo da lideran\u00e7a ser a fornalha que produz a chama que a todos anima e estimula e mant\u00e9m unidos. Essa uni\u00e3o interna \u00e9 a base para a forma\u00e7\u00e3o das parcerias exitosas, tanto dentro da pr\u00f3pria equipe, quanto com parceiros externos. A anima\u00e7\u00e3o viva e cont\u00ednua da equipe, compreendendo e acolhendo a diversidade de pensamentos e sentimentos<\/strong> enquanto simultaneamente a todos infunde energia, n\u00e3o permitindo que esmore\u00e7am frente \u00e0 banalidade ou \u00e0s adversidades internas e externas, \u00e9 das compet\u00eancias mais relevantes da lideran\u00e7a<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m \u00e9 compet\u00eancia igualmente relevante da lideran\u00e7a trazer para a equipe, de forma sistem\u00e1tica, s\u00e9ria e intencional, todos os elementos institucionais ligados ao carisma, aos valores e princ\u00edpios, e aos c\u00f3digos de conduta<\/a><\/strong> valorizados pela institui\u00e7\u00e3o, de forma que, ao longo do tempo, tais elementos v\u00e3o percolando pela equipe; embeber a equipe dessas parcelas instituintes lhe dar\u00e1 a chance de elaborar internamente a constru\u00e7\u00e3o conceitual desses elementos, lentamente deles se apropriando.<\/p>\n\n\n\n Esse am\u00e1lgama interno, na pessoa de cada sujeito e no coletivo, se constituir\u00e1, tamb\u00e9m, em ligante, ao mesmo tempo em que passam a ser integrantes, como ess\u00eancia, da equipe e de cada um de seus membros. Essa ess\u00eancia-como-cada-um <\/em>trar\u00e1 consigo o compromisso, o comprometimento com a miss\u00e3o, podendo superar \u201ca acomoda\u00e7\u00e3o e o des\u00e2nimo\u201d.[3]<\/p>\n\n\n\n Compromisso com a miss\u00e3o<\/strong>, pois, s\u00f3 \u00e9 poss\u00edvel, de forma genu\u00edna, quando parte de, quando \u00e9 a ess\u00eancia constru\u00edda e amalgamada por cada um e que se eleva, sobressai, da equipe. N\u00e3o h\u00e1 como falar em compromisso com a miss\u00e3o<\/strong> quando n\u00e3o se tem equipe genu\u00edna, quando n\u00e3o se tem coes\u00e3o, quando n\u00e3o se tem perten\u00e7a. Assim, \u00e9 tarefa das mais nobres, da lideran\u00e7a, contribuir e fornecer os elementos para que a equipe construa esse am\u00e1lgama de elementos instituintes<\/strong>, deixando que esses se assentem bem fundo em seus cora\u00e7\u00f5es, em cada cora\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Constitu\u00edda e fortalecida a equipe, a gest\u00e3o das diversas atribui\u00e7\u00f5es do trabalho e das demandas externas adquire leveza, uma vez que, como bem sabemos, a uni\u00e3o fortalece; mais ombros estar\u00e3o dispon\u00edveis para carregarem, agora com suavidade e gratid\u00e3o at\u00e9, os fardos que eventualmente se apresentem.<\/p>\n\n\n\n Por outro lado, e com clareza da dimens\u00e3o instrumental da gest\u00e3o de pessoas, para que as tarefas sejam bem desempenhadas, importante \u00e9 que se invista, de forma continuada, no desenvolvimento da equipe. O programa de capacita\u00e7\u00e3o<\/strong> deve focar n\u00e3o apenas nas habilidades e compet\u00eancias t\u00e9cnicas de cada membro da equipe, mas igualmente em suas dimens\u00f5es humanas e pastorais que o fa\u00e7am capacitado para desempenhar, de forma t\u00e9cnica adequada, com confian\u00e7a e humanidade, as diversas tarefas atinentes ao trabalho na institui\u00e7\u00e3o em que labora, como funcion\u00e1rio, ou naquelas para as quais voluntaria.<\/p>\n\n\n\n Nesse sentido, nas secretarias paroquiais<\/a>, por exemplo, \u00e9 imperioso que os aspectos pastorais sejam colocados acima daqueles administrativos e burocr\u00e1ticos, de modo que a acolhida \u00e0 pessoa[4] ganhe preponder\u00e2ncia.<\/p>\n\n\n\n Seja na congrega\u00e7\u00e3o, seja na par\u00f3quia, seja em outros locais de igreja, o comprometimento com a miss\u00e3o e com a obra que a traduz concretamente s\u00f3 ser\u00e1 verdadeiro, forte e genu\u00edno, quando o sentimento de equipe alcan\u00e7ar os n\u00edveis mais elevados de compreens\u00e3o e de apropria\u00e7\u00e3o de todos os elementos ligados ao carisma e aos princ\u00edpios e valores da institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Autor: Sebasti\u00e3o Ven\u00e2ncio de Castro<\/strong> \u00e9 Psic\u00f3logo, Bi\u00f3logo, Mestre e Doutor; Especialista e Docente em Gest\u00e3o de Pessoas, Diretor do Axis Instituto<\/a>.<\/p>\n\n\n\n ______________________________________________________________<\/p>\n\n\n\nGest\u00e3o de Pessoas<\/h2>\n\n\n\n
Coes\u00e3o grupal<\/h3>\n\n\n\n
Equipe<\/h3>\n\n\n\n
Miss\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n
Forma\u00e7\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n
\n\n\n\n(Artigo publicado na Revista Par\u00f3quias<\/a>).<\/h4>\n\n\n\n