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Curso Gestão do Economato (RJ)

24 abril - 26 abril

CURSO GESTÃO DO ECONOMATO
A Reorganização Institucional e a Gestão dos Bens Eclesiásticos

10 anos do Acordo do Governo do Brasil e a Santa Sé
35 anos do Código de Direito Canônico (CDC)

DATA: 24 a 26 de abril de 2019

CARGA HORÁRIA: 24h (8h as 17h30)

LOCAL: Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Rua Gerardo, 68, Centro, Rio de Janeiro/RJ


O CURSO:

Esta capacitação, exclusiva para: religiosos, membros do clero e funcionários das entidades eclesiásticas e confessionais, tem como objetivo atualizar os participantes quanto aos procedimentos gerenciais, canônicos e eclesiásticos aplicáveis ao processo de reorganização institucional e de profissionalização da gestão dos bens dos Institutos, Congregações, Ordens, Dioceses, Paróquias, demais entidades eclesiásticas e suas obras.

As abordagens realizadas fundamentam-se no Direito Comum (Canônico), Direito Próprio (Ex.: Regras de Vida e Constituições), Direito Concordatário (Acordo da Santa Sé), Direito Tributário e no Direito Civil, com vistas a proteger os bens patrimoniais, afastar ou minimizar riscos ou litígios, permitir a sustentabilidade e a consequente perenidade das entidades.

PROGRAMA:

1. A Gestão dos Bens Eclesiásticos
I. A Reorganização Eclesiástica à luz do Código de Direito
Canônico (CDC)
II. Os bens eclesiásticos e a obrigatoriedade de observância na gestão dos preceitos do Livro V do CDC
III. As orientações da Santa Sé e a aplicação dos documentos complementares

2. Estruturação da Organização Religiosa (OR)
I. O Reconhecimento Civil da OR na legislação nacional
II. Fidelidade dos documentos civis aos documentos próprios
(ex.: Constituições, Regras de Vida e Diretórios)
III. O papel do Conselho Canônico na Gestão das Associações
IV. As consequências e os cuidados na segregação e na gestão
da personalidade jurídica da OR
V. Os 10 anos do Acordo da Santa Sé com o Brasil

3. Governança e Gestão
I. Estratégias de Governança
II. Instrumentos de Controle e Gestão

4. Gestão Econômica e Financeira das Entidades – Medidas Preventivas
I. Planejamento Financeiro
II. Planejamento Orçamentário
III. Aspectos Contábeis

5. Atualização
I. A reforma trabalhista – efeitos na Igreja
II. Preocupações Práticas:
– Filantropia
– Marco Regulatório
– e-Social


ASSESSORES:

Márcio Moreira, Me
Adilson Souza, MSc

PÚBLICO-ALVO: 

Religiosos, membros do clero e funcionários das entidades eclesiásticas e confessionais.

MATERIAL INCLUÍDO:

Certificado, Kit Axis (apostila eletrônica e legislação pertinente em pendrive, pasta, bloco de anotações e caneta), Lanche (manhã e tarde), Brinde: 01 livro Vade-Mecum (Ed. CNBB).

INSCRIÇÕES:

CLIENTE AXIS:
Até 20/03: R$ 750,70
Depois 20/03: R$ 938,50

NÃO CLIENTE:
Até 20/03: R$ 790,80
Depois 20/03: R$ 988,50

Instituições com mais de 3 participantes: desconto total de 5%.

Clique e Inscreva-se!

PARTICIPE! ESPERAMOS POR VOCÊ!


“Foram 3 dias de grande valia e esclarecimentos pessoais e institucionais.
Dias vividos na alegria de ser Igreja em saída.”
(Ir. Rozana Perico, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus)


 

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Detalhes

Início:
24 abril
Final:
26 abril

Organizador

Axis Instituto

Local

Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Rua Gerardo, 68, Centro
Rio de Janeiro, RJ Brazil
+ Google Map
Website:
mosteirodesaobentorio.org.br
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